terça-feira, 1 de outubro de 2013

Proibidas a cata e a comercialização do caranguejo uçá desta terça até novembro - VITÓRIA


Marcos Salles
caranguejo-uçá no mangue
Caranguejos trocam a carapaça no período de defeso e, por isso, não podem ser capturados e comercializados
O período de defeso do caranguejo uçá começa nesta terça-feira (1º). Até o dia 30 de novembro, estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização desse crustáceo.
Quem for flagrado cometendo alguma das irregularidades sofrerá as penalidades e sanções previstas na lei federal nº 9605/2013 e no decreto federal nº 6514/08.
Para conscientizar comerciantes e consumidores, foi realizada na última sexta-feira (27) uma abordagem em bares e restaurantes que comercializam o produto em Camburi, Jucutuquara, Praia do Canto e Curva da Jurema. "Nossa abordagem foi para explicar o período do defeso e reforçar a necessidade de respeitá-lo", disse a educadora ambiental e responsável pelo projeto Mangueando na Educação, Juliana Conde.

Alunos

Técnicos da Gerência de Educação Ambiental e Gerência de Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) participam da ação. No próximo dia 10 (quinta-feira), das 10 às 11 horas, será realizada uma ação educativa com a participação dos alunos do 2º ano do curso "Técnicos em Meio Ambiente" da Escola Estadual Almirante Barroso, em Goiabeiras.
Juliana Conde informou que a abordagem com os alunos será feita porta a porta nas casas e no comércio do entorno da escola. "São os alunos que farão a abordagem na comunidade. Eles estão participando do projeto Mangueando na Educação há algum tempo", contou.
A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Andressa Fernandes, explicou que, nesta época, o caranguejo uçá precisa ser preservado, pois é quando ele faz a troca da carapaça, ficando mais vulnerável à pesca. O defeso vai até o dia 30 de novembro, para os machos, e 31 de dezembro, para as fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário