Diego Alves
Nesta terça-feira (1º) comemora-se o Dia Nacional do Idoso. Para não deixar a data passar em branco, os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) fizeram uma programação especial.
No CCTI de Jardim Camburi, teve muita música ao som da Banda 6.0, que levou um repertório variado para animar os idosos. "Eu até deixei de ir ao fisioterapeuta para vir a essa festa. Não perderia de jeito nenhum", disse Sônia Pimentel, 76 anos.
Além da música, a turma da terceira idade de Jardim Camburi também conferiu telas de pintura feitas nas aulas de artes pelos usuários do Centro e ouviu declamações de poesia.
Já no CCTI de Jardim da Penha, os idosos podem participar ao longo do dia de um "aulão" de ginástica temática , além de sorteios de brindes. Nesta tarde, o CCTI do Centro fará uma festa para os idosos a partir das 14 horas, com espaço para muita conversa, lanche compartilhado e oficina de pilates.
Em todos os Centros de Convivência, também houve um momento especial para falar a respeito da comemoração dos 10 anos do Estatuto do Idoso e para abertura da campanha Outubro Rosa.
Segundo Maria de Lourdes Rangel, tanto a sociedade quanto o idoso têm mudado o olhar para a terceira idade. "Antes, só sobrava o crochê para o idoso. Agora não, ele é mais lembrado pelas pessoas e tem procurado mais atividades divertidas".
Para Dirceu Lara Villela, 74 anos, um dos fundadores da Banda 6.0, esse é o segredo para uma vida longa e feliz. "É preciso aproveitar a vida fazendo o que se gosta, com amigos e cuidando da saúde".
Envelhecimento saudável
Em Vitória, as pessoas idosas têm acesso gratuito a atividades culturais, esportivas e recreativas que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos. O município conta com quatro Centros de Convivência da Terceira Idade, Grupos de Convivência para Terceira Idade e o Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa.
Nesses espaços, a terceira idade tem acesso a oficinas de arte, prática de exercícios físicos, palestras educativas, entre outras atividades. O objetivo é possibilitar à terceira idade espaços de convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção do isolamento social, como prevê os serviços das proteção básica.
Para participar das atividades, a pessoa idosa deve procurar o projeto mais próximo de casa e preencher a ficha de cadastro. Os interessados devem ser moradores de Vitória e ter idade acima de 60 anos. Informações pelo telefone (27) 3382-6145.
Nenhum comentário:
Postar um comentário