A secretaria de Saúde de Alfredo Chaves está desenvolvendo um novo projeto para os pacientes com transtornos mentais. Hortoterapia, essa é a aposta do programa de Saúde Mental do município para usuários do serviço com transtornos graves. A ideia é socializá-los e despertar habilidades. As oficinas do projeto acontecem todas as segundas-feiras, das 8h às 10h, na horta da Escola Família Agrícola (Mepes), localizada na sede.
“Para esses pacientes graves, o tratamento ambulatorial não apresenta resultados satisfatórios, daí surgiu essa ideia que estamos desenvolvendo com muito sucesso”, disse a assistente social coordenadora da iniciativa, Simoni Magri.
Com o projeto, a equipe busca despertar nos pacientes potencialidades, desenvolver habilidades específicas e fortalecer o vínculo com profissionais e demais participantes da oficina. “Busca-se promover sua autonomia, reinserção social e integração na família e na comunidade e, possivelmente diminuição no fluxo de internação”, comenta Magri.
A Oficina Terapêutica na Horta (Hortoteparia) é parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Saúde Mental de Alfredo Chaves, com base na proposta da reforma psiquiátrica de implantação de serviços extra-hospitalares e fortalecimento de uma rede assistencial em saúde mental. “O programa de Saúde Mental busca oferecer um espaço de socialização aos doentes mentais que se encontram debilitados de suas funções laborais e des-socializados dos espaços existentes na comunidade”, garantiu a assistente social Adriana Petri, que também monitora as atividades desenvolvidas.
Metodologia
Os usuários do serviço de Saúde Mental com transtornos graves, acompanhados na Unidade Mista de Saúde, são encaminhados para a Hortoterapia. O grupo se reúne uma vez por semana, com duração de duas horas, com participação entre cinco a quinze pacientes.
Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: (27) 3269-2724 / 8892-6411
Projeto Hortoterapia (3) [1024x768].JPG 290K Visualizar Compartilhar Baixar |
Projeto Hortoterapia (6) [1024x768].JPG 317K Visualizar Compartilhar Baixar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário