Foto: Ascom Ceasa/ES |
Segundo o gerente das Unidades Técnicas Regionais, Marcos Antônio Cossetti Magnago, o quiabo é um dos produtos com variação positiva nas vendas, principalmente pela grande procura nos períodos de oferta no entreposto central, localizado em Cariacica. “De janeiro a julho de 2013 foram 2.183.82 quilos que circularam na central, a movimentação financeira gerada foi de R$ 3.407.596,75 e o quilo do vegetal é vendido a R$ 1,56. A maior microrregião produtora é Afonso Cláudio, responsável por 79,13% da produção, outro destaque o município de Laranja da Terra com 65,29% da participação, totalizando 1.426.917 quilos ofertados”, explica.
Saúde em dia
De cor verde, formato alongado e fino, com sementes e um líquido em seu interior, o quiabo é um vegetal originado da África, trazido pelos escravos e faz parte da cultura brasileira, principalmente na culinária. Compõe diversos pratos, como o frango com quiabo, refogado com quiabo, polenta com quiabo, entre outros.
“Rico em vitaminas, apresenta baixo teor calórico, em média de 30 kcal na porção de 100g do vegetal cru. Fonte das vitaminas A (que auxilia na visão) B1, B2, B6 (fundamentais no crescimento) e C, além de fibras e do mineral cálcio, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso, na formação e manutenção dos ossos e dentes. Com função antioxidante, diminui os efeitos causados pela ação dos radicais livres,” explica a nutricionista Gabriela Sampaio.
De acordo com a nutricionista, é um alimento de fácil digestão, auxiliando no sistema digestivo, com função depurativa contribuindo na filtração do sangue, eliminando substâncias tóxicas e combatendo inflamações. Além disso, é indispensável pra quem tem diabetes, pois ajuda a normalizar o açúcar no sangue.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
Facebook: facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES Youtube: CeasaES
Nenhum comentário:
Postar um comentário