O setor de biologia molecular do Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde (Lacen)começou a realizar, nesta semana, exames para identificar que vírus da Influenza A (H1N1 pandêmicoe H3 sazonal) circula no Espírito Santo. Com isso, o Estado não mais precisará enviar amostrascoletadas de pacientes para ser analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A novidaderepresenta mais rapidez no acesso ao diagnóstico e avanço no monitoramento da doença.
Segundo o coordenador geral do Lacen, farmacêutico bioquímico Luiz Carlos Valli, os equipamentos e reagentes necessários à realização dos exames foram cedidos pelo Ministério da Saúde. A técnica utilizada é de pesquisa de material genético viral pela metodologia de reação em cadeia da polimerase (PCR, pela sigla em inglês) em tempo real, que cria múltiplas cópias de DNA para detectar a presença do vírus e identificá-lo.
Para assumir a realização desse tipo de exame, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde passaram por treinamento. De acordo com Valli, a expectativa é de que o Lacen, gradativamente, possa assumir a realização de outros exames por importantes como o da coqueluche, meningite bacteriana e dengue, utilizando a mesma metodologia.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário