sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ferrovia Leopoldina deve ser mantida -CACHOEIRO

Essa foi a conclusão da reunião realizada entre representantes da prefeitura, da concessionária da linha férrea (a FCA) e do setor produtivo


A ferrovia que corta o Espírito Santo, no trecho Vitória-Rio de Janeiro – a antiga estrada férrea Leopoldina, cuja construção teve início no século XIX – foi tema de reunião nesta quarta-feira (28), no edifício Bernardino Monteiro, sede da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo do encontro foi mostrar aos representantes da diretoria de operações da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), empresa que atualmente detém os direitos de uso da linha, uma concessão pública, os motivos para a não desativação da estrada férrea, importante para atividades econômicas na região.

Participaram da reunião o vice-prefeito, Abel Sant'Anna Júnior; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho; o chefe de Gabinete, Antônio Mastela; o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), Samuel Mendonça; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci), Ruberval Rocha; e o coordenador do Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes), José Bessa Barros.

O grupo que representa o setor produtivo de Cachoeiro mostrou para a concessionária da linha férrea alguns dados que sintetizam a importância da logística para as indústrias e empresas instaladas na região: no município, são produzidas cerca de cinco mil toneladas de cimento e 17 mil toneladas de chapas de mármore e granito por mês que, se transportadas pela linha férrea, geram um custo menor de produção.

“Esses são somente alguns exemplos da produtividade em Cachoeiro. Entretanto, é necessária infraestrutura de transporte para diminuir o custo e aumentar a competitividade das empresas e dos nossos produtos no mercado, inclusive o internacional, visto que o mármore e granito beneficiados aqui também são exportados, especialmente pelo porto do Rio de Janeiro. Além, é claro, da importância turística e cultural da estrada férrea Leopoldina. Por isso a prefeitura tem se esforçado pela sua manutenção”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

Atualmente, os principais produtos transportados pela Leopoldina são calcário e madeira de Cachoeiro para Vitória e blocos de granito no sentido Vitória-Cachoeiro.

O representante da Gerência de Relações Institucionais da FCA, Flávio Rodrigues, assegurou que a empresa pretende manter a linha férrea em funcionamento pelo menos até que fique pronta a EF-118, de Vila Velha até o Rio de Janeiro, cujas obras devem começar em 2014, com previsão de entrega em cinco anos após o início da construção. “Vamos levar o pedido de Cachoeiro para avaliação da empresa, embora a decisão final seja da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, comentou.


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