Em Cachoeiro de Itapemirim, a área usada para separação do lixo reciclável passa agora a ser de uso oficial da cooperativa de catadores, pelos próximos três anos. A entidade já utilizava o espaço, e, na manhã desta sexta-feira (19), o termo de cessão de uso foi assinado pelo prefeito Carlos Casteglione.
A solenidade ocorreu na própria área, no bairro Coronel Borges, com presença dos membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim) e familiares, além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). São cerca de 11 mil metros quadrados, incluindo prédio com nove salas, três banheiros, galpão e cozinha.
Por meio da cessão de uso, o município segue uma das diretrizes do projeto Vem Reciclar, conduzido pela Semma, o de "Estruturar a Ascomirim". A prefeitura arcará também com despesas de água, energia elétrica, internet, telefone e outras taxas e encargos relativos ao imóvel.
Além do acréscimo de renda aos cooperados, as atividades do Vem Reciclar fazem a diferença também nos locais geradores de lixo em maior quantidade, como no condomínio onde trabalha o zelador Bruno de Souza Buffolo. Por lá, cerca de 90% do lixo já segue para reciclagem.
“Tivemos também diminuição no gasto com sacos de lixo. A prefeitura disponibilizou os bags, e a coleta beneficia as famílias do condomínio e dos catadores. É importante saber que o lixo tem destino correto, diminuindo assim o impacto ambiental que seria causado”, ressalta.
Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a coleta seletiva é um dos principais instrumentos, com implantação exigida, e são concedidas prioridades no acesso aos recursos da União aos Municípios que promovem o sistema com participação das cooperativas de catadores.
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário