Na Tarde de hoje(24) as agências do Banco do Brasil em São Gabriel da Palha, Vila Valério, Colatina, Pancas, Jaguaré, Nova Venécia e Montanha foram ocupadas por mais de 1200 camponeses e camponesas organizados em movimentos, sindicatos e organizações do campo capixaba. A atividade faz parte da "Jornada Unitária por Nenhum Direito a menos".
Em resposta a morosidade do poder público estadual e federal, para resolver os problemas econômicos e sociais da agricultura camponesa familiar causados seca que atinge o estado a dois anos as 8 agências foram ocupadas.
Os agricultores e agricultoras exigem a criação de um Fundo Social Emergencial para as famílias camponesas, com auxílio de R$5.000,00 mais um salário mínimo enquanto não temos produção.
Outra demanda é a anistia das dívidas de créditos agrícolas, impossíveis de serem honradas com as perdas que tiveram em suas lavouras.
O conjunto de pessoas que participam da jornada não aceitam o fechamento de escolas do campo e reforçam a importância da manutenção da pedagogia de alternância, que é importante fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e são contra qualquer retrocesso a perda de direitos da classe trabalhadora do campo e da cidade.
Por Coletivo de Comunicação da Jornada
Nenhum comentário:
Postar um comentário