terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Saúde de Nova Venécia realiza coletiva de imprensa para falar sobre o zika vírus


Em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 15, no Centro Regional de Saúde, o secretário municipal da pasta, Gleikson Barbosa dos Santos, informou sobre as ações que o município vai tomar para combater o mosquito aedes aegypti.

É bom lembrar que além do zika vírus, o mesmo mosquito também transmite a dengue e a febre chikungunya. De todos os tipos, a dengue continua sendo a doença mais letal, mas o zika ganhou atenção especial das autoridades de saúde por ser um vírus novo no Brasil e causador da microcefalia em bebês.

“Ontem tivemos a primeira reunião do Comitê Municipal de Combate ao mosquito aedes aegypit. O município mantém o controle do vetor, mas precisamos muito do apoio da população para eliminar os focos do mosquito. Sem a participação popular será impossível eliminar o vetor. Estamos realizando mutirões em vários bairros para combater o mosquito, e a partir de janeiro, os agentes farão visitas domiciliares de 60 em 60 dias e não a cada 90 dias, pedimos aos moradores que façam vistorias semanais em seus estabelecimentos residenciais e comerciais, pois 73% dos focos  com ovos e larvas do aedes aegypti são encontrados dentro das casas, por isso mesmo, vamos fazer uma audiência pública para passar informações técnicas para que a população possa fazer o combate do mosquito que está ali dentro da sua residência. Quero finalizar, informando que o município está tranquilo, não temos nenhum caso de zika vírus em nossa cidade, mas o momento é de alerta, precisamos intensificar a prevenção.

A composição do Comitê Municipal de Combate ao Mosquito possui os seguintes representantes: equipe da Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, Comunicação, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde e Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário