2 de fevereiro de 2015 às 21:25 por Josélia Pegorim
Esta será uma das semanas mais importantes para a população do Espírito Santo e de muitas cidades do norte e nordeste de Minas Gerais. A falta de chuva é grave em toda a Região Sudeste, mas estas regiões estão em pior situação.
O mapa mostra o índice de estiagem agrícola que é número de dias sem chuva diária maior ou igual a 10 mm. Praticamente todo o Espírito Santo está há mais de 40 dias sem nenhuma chuva.
Na capital, Vitória, janeiro foi o mês mais seco desde 1961. Não choveu! Não houve registro de chuva, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia.
A imagem de satélite mostra claramente a falta de nuvens sobre o Espírito Santo e sobre o norte e nordeste de Minas Gerais. Um bloqueio atmosférico, embora enfraquecido, ainda não deixa que as frentes frias alcancem esta parte do Sudeste. A última frente fria que chegou ao Sudeste no fim da semana passada foi barrada na altura da cidade do Rio de Janeiro.
Mas as condições atmosféricas devem mudar nos próximos dias. Uma grande área de baixa pressão atmosférica deve estimular áreas de instabilidade sobre o Sudeste e que devem ter força para chegar ao Espírito Santo e ao norte mineiro.
A meteorologista Josélia Pegorim dá mais detalhes sobre a mudança no tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário