Publicada em 13/02/2015, às 17h38 | Atualizada em 13/02/2015, às 17h42
Diego Alves
Uma prática em Barcelona, já iniciada em Vitória, é o incentivo ao uso de bicicletas, além do transporte público
Kadidja Fernandes
A coleta de lixo na cidade catalã está muito avançada e o prefeito quer conhecer de perto a tecnologia empregada
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, vai viajar à Espanha, no próximo dia 21, para participar de reuniões e discussões sobre diversos temas, entre os quais a dessalinização da água do mar, a mobilidade urbana e a coleta de resíduos sólidos urbanos.
A viagem de Luciano será totalmente custeada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e não terá custos para o município de Vitória. No fórum Ibero-americano, que será realizado em Madrid, nos dias 26 e 27 deste mês, ele se reunirá com representantes de municípios espanhóis, portugueses e americanos para discutir ideias sustentáveis para as cidades.
Devido à crise hídrica provocada pela falta de chuvas no Brasil, o prefeito Luciano vai aproveitar a viagem para visitar a estação de dessalinização da água, em Barcelona.
“A cidade de Barcelona, assim como Vitória, não tem rios e buscou a água que ela precisa no mar. A saída para Vitória, no futuro, pode ser buscar a água no mar. Mas nós precisamos começar a pensar nisso agora para que possa acontecer em poucos anos ou daqui a 30, 50 anos. É a gestão da cidade com planejamento para o dia a dia e também para médio e longo prazo”, concluiu o prefeito.
A cidade de Barcelona tem uma usina de dessalinização de água que é uma das maiores do mundo e esse processo dá a possibilidade de aproveitar a água do mar para consumo humano e industrial. A dessalinizadora Llobregat que o prefeito irá visitar entrou em funcionamento em 2009 e é a maior instalação da Europa para a produção de água potável para consumo humano.
A planta foi construída para o abastecimento de mais de 120 municípios da rede regional da ATLL (concessionária da Generalitat de Catalunya SA), que representa cerca de 4,5 milhões de habitantes. É uma empresa modular que pode produzir até 2.300 litros por segundo de água de alta qualidade.
Mobilidade urbana
Barcelona é considerada um exemplo de mobilidade urbana no mundo. A cidade implantou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMU) em 2013-2018 que visa diminuir em 30% a circulação de automóveis particulares. E as medidas não apostam tanto nas proibições, mas sim nos incentivos ao uso do transporte público e nas facilidades para pedestres e ciclistas.
Outra medida adotada pela prefeitura de Barcelona e que pode ser aplicada em Vitória foi incentivar meios de transporte alternativos ao carro, como pacificar as ruas, cumprir parâmetros normativos de qualidade ambiental, aplicar novas tecnologias que forneçam informação em tempo real sobre a situação de tráfego e estacionamento, reduzir as vítimas do tráfego e aumentar o espaço destinado aos pedestres.
“Em Vitória, já estamos melhorando e aumentando a rede de ciclovias para dar mais segurança a quem anda ou pretende andar de bicicleta, seja para o trabalho ou o lazer. Vamos transformar Vitória na capital das bicicletas”, lembrou o prefeito.
Resíduos sólidos
Em vez de deixarem o lixo em frente às casas e edifícios, como acontece no Brasil, os moradores de Barcelona depositam os resíduos em 2.100 coletores de até 30m³ (metros cúbicos) de capacidade e devidamente separados em materiais orgânicos, vidros, papel e plásticos.
A capital da Catalunha adota um modelo de coleta pneumática dos resíduos sólidos, que são colocados nas lixeiras e seguem por baixo do solo através de uma tubulação que leva até o depósito, onde o lixo é separado. “Barcelona também está muito avançada na coleta de lixo e nós vamos conhecer de perto essa tecnologia”, lembrou o prefeito.
Fórum
O Fórum Ibero-americano de Prefeitos ICES-2015 é oferecido pela Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “É uma grande oportunidade para os prefeitos da América Latina aprenderem mais sobre as experiências bem sucedidas de cidades espanholas com grande potencial de ser replicado aqui na nossa região”, disse Luciano.
Substituição
Durante sua viagem, o prefeito Luciano será substituído pelo vice-prefeito, Waguinho Ito, que assume interinamente no dia 21 de fevereiro e segue no cargo até o dia 2 de março. A transmissão do cargo está programada para acontecer na sexta-feira, dia 20, no gabinete do prefeito, em Bento Ferreira. Essa é a quinta vez que o vice assume o cargo de prefeito da cidade de Vitória.
Informações à imprensa:
Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário