terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Desperdício de água em Itapemirim poderá gerar multa


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itapemirim, que também atende ao município de Marataízes, esclarece à população que, devido ao avanço da água do mar ao Rio Itapemirim, tem desligado o sistema de captação durante o período de maré alta. O diretor geral da autarquia, Marco Antônio de Souza Carneiro, informa que a constatação de desperdício de água será passível de multa e a reincidência poderá acarretar em suspensão do fornecimento do bem.
De acordo com o diretor, o SAAE tem monitorado o rio no ponto de captação, de hora em hora e, dependendo do teor de sal, será religado. Nas localidades de Itaipava, Itaoca, Joacima e Gomes, o nível da Lagoa Guanandy está baixando a cada dia. O SAAE solicita à população o combate de todas as formas de desperdício: lavar carros, molhar ruas, lavar calçadas, encher piscinas com água tratada, vazamentos nas instalações internas dos imóveis.
Em razão do excesso de sal na água, o sistema de captação está sendo desligado e o abastecimento na Sede, em Campo Acima, Candéus, Duas Barras, Lopo e em Maraguá vem sendo feito pelo reservatório central. No interior, o nível do rio que abastece as comunidades de Graúna, São João do Calafate, Pedra Rio Muqui, Garrafão, Córrego do Ouro, Coqueiro, Safra, São João da Lancha, Limão, Retiro, Palmital, Bom Será, Irmãos Kennedy, Santo Amaro e Vargem Grande, também está baixando diariamente.
A aplicação da sanção em casos de infrações está prevista na Lei Nº 1.889/2004, art. 61. O pagamento da multa não elimina a irregularidade, ficando o infrator obrigado a regularizar as obras ou instalações que estiverem em desacordo com as disposições do Regulamento. No caso de reincidência a multa também será aplicada em dobro, além da interrupção do fornecimento após notificação.

por:
José Geraldo Oliveira (DRT-ES 2.141/07 JP)
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Itapemirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário