quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Livro com apoio da Lei Rubem Braga traça uma "geografia do crime" no Estado


Publicada em 09/10/2014, às 17h23

Imagem divulgação
Pablo Lira
Pablo, que é um pesquisador em segurança, é o autor do livro "Geografia do crime e arquitetura do medo"
O professor Pablo Silva Lira fará o pré-lançamento do livro "Geografia do crime e arquitetura do medo - Uma análise dialética da criminalidade violenta e das instâncias urbanas" nesta segunda-feira (13), às 19 horas, no anfiteatro do prédio de Direito da Universidade de Vila Velha (UVV). A publicação contou com o incentivo da Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória. A entrada é gratuita e o livro será vendido a R$ 20.
O pré-lançamento está vinculado a atividades dos cursos de mestrados em Segurança Pública, nos quais Pablo Lira leciona a disciplina "Planejamento e Segurança Pública", e Sociologia da UVV.
Pablo é um pesquisador em segurança. Graduado em Geografia e mestre em Arquitetura e Urbanismo, além de professor universitário, é diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones Santos Neves.
Nessa obra, Lira faz uma análise da "Geografia do crime" no Espírito Santo e sua relação com as instâncias urbanas, com destaque para a instância que ele chama de "arquitetura do medo". Nela, envolvem-se formas (características da arquitetura urbana em função da violência, com edificações reforçadas com grades, câmeras, alarmes e cercas elétricas), funções da cidade, estruturas econômicas, sociais e culturais, além de processos urbanos como de segregação.

Criminalidade

Pablo Lira constata que no Espírito Santo, embora a taxa de criminalidade ainda seja alta, da ordem de 40 homicídios por 100 mil habitantes/ano, desde 2009 esse índice vem caindo. Ele atribui essa redução à implementação de ações no âmbito da repressão qualificada (com uso de inteligência e tecnologia) e da prevenção, com a criação das guardas municipais. Citou ainda, entre outras ações preventivas, políticas sociais e educacionais e ações nos presídios.
"O problema da violência não é só da polícia, há de se pensar em repressão qualificada e prevenção, conjugadas a uma participação do Judiciário cumprindo o seu papel", aponta Lira.

Lei Rubem Braga

Para publicar o livro, Pablo Lira contou com o apoio da Lei Rubem Braga, instrumento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que incentiva produções culturais. "A Lei Rubem Braga foi essencial para desenvolver esse trabalho e propiciar mais difusão do livro. É também um estímulo a outros estudiosos a buscar esse apoio, que é fundamental para a produção de conhecimento, e também uma forma de se contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população", reconheceu o autor.
Serviço
Pré-lançamento do livro “Geografia do crime e arquitetura do medo”, de Pablo Silva Lira
Quando: nesta segunda-feira (13), às 19 horas
Onde: anfiteatro do prédio do Direito da Universidade de Vila Velha (UVV)
Entrada franca

Informações à imprensa:

Bartolomeu de Freitas (bbfreitas@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-8354 / 98825-1411
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário