segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Preparatec: Expectativa é que 80% dos alunos sejam aprovados no Ifes- ALFREDO CHAVES



Finalizaram na semana passada as aulas do projeto Preparatec, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Alfredo Chaves, onde cerca de 40 alunos frequentavam aulas de diversas disciplinas para concorrer a vagas em cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O projeto funciona desde 2008 e ajudou diversos jovens a ingressaram em cursos técnicos da instituição estadual. De acordo com a coordenadora, Martha Ferreira, o Preparatec oportunizou que cerca de 70% dos alunos que frequentavam as aulas conseguissem ser aprovados. “Nossa expectativa para este ano é que 80% dos alunos consigam ser aprovados nos cursos escolhidos e ofertados nos polos do Ifes”, calcula Ferreira.
As aulas aconteciam três vezes por semana, das 18h às 22h,  na Escola Municipal Ana Araújo, na sede, e contemplavam as disciplinas de português, matemática, história, geografia, biologia, química e física. No início deste ano, 16 dos 25 alunos que cursavam as aulas no ano anterior, conseguiram ingressar no instituto.
A Secretária de Educação do município, Vera Lúcia Bona, afirma que existe uma disputa muito grande para vagas em instituições federais. “O Preparatec oportuniza aos alunos uma melhor preparação e confiança na hora de enfrentar as provas; e o incentivo dos professores tem sido de suma importância para que os resultados sejam sempre os melhores”, completa.
De acordo com a coordenadora, o projeto é destinado para alunos da rede municipal de ensino, devidamente matriculados, que frequentam o 8º e o 9º do ensino fundamental.
Para o próximo ano, as inscrições começam no inicio do ano letivo. Para os alunos do 8º ano, serão selecionados aqueles que no ano anterior, ou seja, no 7º ano, não tiveram notas vermelhas e demonstraram bom desempenho e comportamento. Para estudantes do 9º ano, as vagas serão ofertadas a todos que têm interesse. “Iremos começar o curso em 2014 com duas turmas de 30 alunos, que no decorrer do ano irão passar por simulados e metas estipuladas e, se não alcançadas, de acordo com o comprometimento e comportamento do aluno, serão eliminados”, sinaliza Ferreira.
O jovem estudante Hugo Luiz Picolli Meneghel, 14 anos, estudante da 8ª série do ensino fundamental, disse que está mais confiante para enfrentar as provas do Ifes. “Sinto que depois do Preparatec tenho mais confiança na hora de enfrentar as provas de vestibular".
 Já a cursista Caroline Volponi Zantetti, 15 anos, que estuda na 8ª série da escola Ana Araújo, elogia o trabalhos dos professores. "Todas as aulas foram interessantes. Os professores foram super atenciosos com a gente", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário