O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou sobrevoo, na segunda-feira (26), para identificar possíveis infrações ambientais cometidas na região serrana do Estado.Durante sete horas de voo, uma área de 270 mil hectares foi percorrida, em parceria com o Núcleo deOperações e Transporte Aéreo (NOTAer) da Polícia Militar e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental.
Segundo o engenheiro florestal Fabiano Campos Grazziotti, chefe da Seção de Licenciamento Florestaldo Idaf, as ações de sobrevoo são realizadas periodicamente pelo Idaf. “Com o apoio do helicóptero,é possível visualizar danos ambientais que não seriam identificados na fiscalização de rotina por terra. Em muitos casos, os desmates são feitos em pontos de difícil acesso, justamente para evitar que osórgãos de defesa tomem conhecimento”, explica Grazziotti.
Na ação foram identificados 49 pontos com possíveis irregularidades, como queimada, desmatamentoilegal e terraplanagem, nos municípios de Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina,Marechal Floriano, entre outros. As imagens fotográficas e as coordenadas geográficas serãoencaminhadas aos escritórios locais do Idaf para que seja verificado in loco se as atividades estão emconformidade com a legislação ambiental vigente no Estado. Caso contrário, serão adotadas asmedidas cabíveis, como multa, embargo ou apreensão de madeira e equipamentos.
A previsão é de que, até outubro, o trabalho seja concluído. Novas ações de sobrevoo serãoprogramadas pelo Idaf.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Idaf Francine Castro Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504 comunicacao@idaf.es.gov.br www.idaf.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário