Arquivo PMV SECOM
Agência de Treinamento Municipal irá oferecer vagas em curso para eletricista
Marcos Salles
Soldadores poderão buscar qualificação profissional gratuitamente na agência
Atender às demandas por qualificação e capacitação profissional, estimular habilidades e competências, valorizar os serviços oferecidos à população e servir aqueles que buscam profissionalização em segmentos como o tecnológico, a indústria e o Carnaval são alguns dos objetivos da Agência de Treinamento Municipal (ATM), que será inaugurada nesta quinta-feira (29), às 9 horas, no bloco B do Sambão do Povo, na avenida Dário Lourenço de Souza, em Mário Cypreste.
A agência é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os cursos que tiveram vagas oferecidas e já preenchidas foram almoxarife, aderecista, costureiro industrial, modelista, eletricista instalador predial de baixa tensão, montador e reparador de computadores e de gestão administrativa e financeira, operador de computador, escultor, soldador eletrodo e tig em aço. As aulas vão durar até o final deste ano. Ainda restam 25 vagas para carpinteiro, sendo 12 para o turno matutino, 11 para o vespertino e duas para o noturno.
As próximas vagas serão abertas a partir da segunda quinzena de setembro. As inscrições serão feitas na Agência Municipal do Trabalhador (AMT), na Praça Ubaldo Ramalhete, Centro Histórico. O telefone para informações é (27) 3132-5313. A previsão para 2014 é de que sejam geradas 1.000 vagas e, novamente, serão cursos de longa duração e gratuitos.
Na ATM, são ofertados dois programas: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Senai, destinado a pessoas de baixa renda. Além das salas da agência no Sambão, também serão disponibilizadas as Unidades Móveis, que vão compor o atendimento. O telefone da Agência de Treinamento Municipal (ATM) é 3322-4092.
Carência
Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior, há carência de mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, uma boa oferta de trabalho em um mercado que busca talentos e competências específicas. Ele destacou que haverá todo suporte para que o aprendizado seja de acordo com a expectativa dos participantes e dos empregadores.
Paulo Renato explicou que a parceria da Prefeitura com as entidades criará oportunidades em setores fortes e consolidados na economia de Vitória, como a indústria, a prestação de serviços, a tecnologia e a moda. "Nosso Estado é vitrine de negócios e investimentos, merece estar preparado".
Boa parte dos cursos ofertados, de acordo com o secretário, foi direcionada para áreas fundamentais à harmonia e ao desenvolvimento das agremiações. "O Carnaval é um dos maiores eventos do Estado e mobiliza os mais diversos setores. O evento cresce, mobiliza milhares de pessoas, prestadores de serviços e a mídia e precisa se profissionalizar cada vez mais para se tornar autossustentável, um grande negócio digno dos recursos públicos e privados investidos estrategicamente", avaliou.
A ATM teve também o apoio da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e servirão também aos moradores de Mário Cypreste, Santo Antônio, Caratoíra e outros bairros próximos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário