Yuri Barichivich
Taxistas participam de aula durante curso de Inglês Instrumental
O curso de inglês específico oferecido pelo programa Qualifica Espírito Santo Turismo para taxistas formou 28 profissionais, que agora estão mais qualificados para atender turistas e moradores na capital. Há uma fila de espera com 40 trabalhadores na expectativa por uma nova turma, que será oferecida até setembro.
A promoção do Qualifica ES é da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com a Prefeitura de Vitória, a quem cabe mobilizar o público e viabilizar as inscrições. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Segundo o professor de inglês que ministrou as aulas, Gilberto Olla, um dos principais critérios para que o curso se tornasse produtivo foi a identificação do perfil dos interessados e do dia a dia dos taxistas.
Ele contou que fez questão de estimular os alunos a falar na língua até mesmo fora de sala de aula, além de fazer simulações e encenações teatrais para que eles ganhassem segurança. "Os que seguiram até o fim se esforçaram e poderão oferecer um serviço mais adequado, afinal é a imagem da cidade que tem destaque", disse o professor.
Foram duas turmas de Inglês Instrumental direcionadas para a categoria e as aulas foram realizadas em dias alternados, conforme sugestão dos próprios taxistas.
Yuri Barichivich
Taxistas de Vitória se capacitaram para atender turistas estrangeiros
Persistência
Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Júnior, a aceitação dos taxistas surpreendeu, pois ficaram evidenciados o aprendizado e a vontade de se superarem para poder oferecer um serviço aprimorado.
"Ficou claro que os profissionais atualmente possuem uma demanda crescente e a limitação com a língua prejudicava a rotina e o atendimento. Muitos, inclusive, ficavam resistentes em servir estrangeiros, o que prejudicava também os clientes, além de perderem trabalho, o que imaginamos que não deverá mais ocorrer", avaliou.
Conteúdo
Os principais temas abordados foram os seguintes: saudações, alfabeto, números, dias e meses, check-in e check-out, atendimento ao cliente e hóspedes, serviços de quarto, restaurante e bar, informação sobre dinheiro e câmbio, compras, orientações de localização e itinerários. Outros temas abordados foram referentes a atrativos turísticos, os monumentos e os serviços que a cidade oferece.
Foram ofertadas 20 vagas em duas turmas. A carga horária é de 48 horas. Para concorrer a uma oportunidade na nova turma, é necessário apresentar CPF e carteira de identidade. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, na rua Hélio Marconi, nº 150, Bento Ferreira, das 9 às 17 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário