A unificação da análise das causas de acidente de trabalho está sendo debatida durante curso que teve início na manhã desta segunda (29) e se estende até quarta-feira (31). O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho, em Vitória, e reúne diversos órgãos públicos que têm relação com o tema.
O secretário da Saúde, José Tadeu Marino, participou da mesa de abertura ao lado do palestrante convidado, Ildeberto Muniz de Almeida, e da chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), Ana Lúcia Coelho de Lima, que classificou o ‘1º Curso de Análise de Acidentes de Trabalho’ como de fundamental importância.
Marino lembrou o avanço da atuação dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) no Espírito Santo. “Podemos notar o esforço do Cerest na construção de novas políticas, uma vez que acidentes de trabalho são um problema de saúde pública. Por outro lado, é importante estabelecer parcerias com outros órgãos públicos que tenham interface com o assunto para que possamos ter um entendimento unificado”, destacou.
Após a abertura, o curso teve prosseguimento com uma introdução feita pelo palestrante, Ildeberto Muniz de Almeida, referência internacional no assunto. O professor doutor morou mais de 15 anos no Espírito Santo e foi, inclusive, servidor estadual.
Ildeberto é graduado em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mestrado e doutorado em Saúde Pública. Atualmente leciona na Universidade Estadual Paulista em Botucatu (Unesp). Possui experiência em Saúde Coletiva - ênfase em Saúde do Trabalhador e atuação nos temas de acidentes do trabalho, prevenção de acidentes, análise de acidentes, concepções de acidentes e saúde do trabalhador.
O curso
O curso é uma iniciativa do Estado em se reunir com órgãos públicos competentes para fazer uma unificação das análises sobre as causas de acidentes de trabalho. Atualmente, essas notificações podem ser feitas a instituições diferentes, ou até mesmo nem serem registradas como tal por falta de conhecimento, dificultando a busca de soluções para esse problema.
O ‘1º Curso de Análise de Acidente de Trabalho’, conta com a participação de profissionais convidados do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Delegacia de Acidente do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa, Rivana Marília Fernandes, a saúde pública é um dos setores mais demandados pelos acidentes de trabalho. Muitas vezes trata e reabilita o paciente, faz avaliação das condições de trabalho nas empresas. Mas às vezes não tem acesso à causa. Por isso a ideia de se reunir com outros órgãos públicos que se relacionam de alguma forma com o tema para unificar essa análise.
O objetivo é que no futuro seja estabelecido um comitê estadual responsável diretamente por essa questão, possibilitando melhorias para os trabalhadores com a criação de políticas públicas para a prevenção de acidentes dessa natureza.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira Texto: Marcos Bonn marcosbonn@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário