quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Vitória assina com a União contrato de cessão da Casa Porto das Artes Plásticas


Imagem divulgação

Imagem ilustrativa de como ficará a Casa Porto das Artes Plásticas após a reforma
Projeção mostra como ficará a Casa Porto das Artes Plásticas após as obras de reforma
O prédio histórico de 1903 onde fica a Casa Porto das Artes Plásticas será cedido pela União ao município de Vitória na próxima quarta-feira (31), em cerimônia que será realizada às 9 horas, seguida de visita às obras de restauro e adaptação do imóvel. A solenidade contará com a presença da secretária do Patrimônio da União, Paula Motta Lara.
O edifício, em 1998, foi emprestado pela Capitania dos Portos do Espírito Santo à Assessoria de Artes Plásticas da Prefeitura de Vitória. "Essa cessão era oficiosa, já que o imóvel pertence à Superintendência de Patrimônio da União. Se algum órgão federal solicitasse o prédio, nós teríamos que sair de lá", explica a coordenadora da Casa Porto das Artes Plásticas, Maria Helena Lindenberg.
"Esse contrato de cessão de uso gratuito do imóvel é a nossa garantia de que aquele espaço continuará sendo usado para ser sede da Casa Porto, sem corrermos o risco de que a construção possa ser requisitada por algum outro órgão federal", salienta o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro.

Histórico

Elizabeth Nader
Fachada Casa Porto das Artes Plásticas
Tombado como Patrimônio Cultural Arquitetônico pela Prefeitura de Vitória, o imóvel vai completar 110 anos em 2013
Tombado como Patrimônio Cultural Arquitetônico pela Prefeitura Municipal de Vitória (Processo nº. 926214/07, Resolução 26/07), o imóvel sede da Casa Porto das Artes Plásticas foi residência do Dr. Manoel Silvino Monjardim, filho do Barão de Monjardim. Na década de 20, o prédio serviu de residência ao prefeito de Vitória e, posteriormente, foi adquirido pela Capitania dos Portos, que o ocupou até 1998.
Em nove anos de funcionamento (1999-2008), a Casa Porto realizou 25 exposições; as Oficinas da Casa, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC); palestras; debates; workshops; desfiles de moda; projeção de vídeos; lançamento de livros e, ainda, a sua mais importante produção: o Salão do Mar, única mostra competitiva de arte contemporânea realizada atualmente no Estado, com oito edições, sendo as duas últimas de nível nacional.

Obra

O projeto para restauro e adaptação do patrimônio foi licitado em setembro de 2011. O início das obras se deu em fevereiro deste ano, com previsão de conclusão da casa para dezembro e do anexo no ano seguinte.
Em 2013, o casarão completará 110 anos totalmente restaurado e a Casa Porto das Artes Plásticas nele instalada continuará a cumprir sua missão de incentivar e apoiar a criação artística em seus aspectos inovadores, por meio do estímulo à reflexão e à experimentação e a proporcionar o acesso, a compreensão e a apreciação das manifestações da cultura visual ao público.

Serviço

Assinatura Contrato de Cessão de Uso Gratuito do Imóvel Sede da Casa Porto das Artes Plásticas
Quando: quarta-feira (31), às 9 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas. Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro.
Mais informações: (27) 3132-5295.

Nenhum comentário:

Postar um comentário