O pianista Marcelo Bratke chega a Vitória e apresenta a turnê nacional com a Camerata Brasil,formada por alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O concerto será no dia 1º denovembro, no Theatro Carlos Gomes, às 20 horas, e faz parte do projeto Tom Jobim Plural, umaparceria da Fames com Bratke. O evento é gratuito e os ingressos deverão ser retirados com umahora de antecedência na bilheteria do teatro.
Idealizado pelo pianista Marcelo Bratke e pela artista plástica Mariannita Luzzati, o projeto Tom JobimPlural conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da Vale e realização do Ministério daCultura, além de integrar o Núcleo Brasil de Sustentabilidade Musical.
A turnê já passou por sete cidades brasileiras com um concerto em homenagem ao compositor Antonio Carlos Jobim, com ênfase em uma de suas principais fontes de inspiração: a natureza. O público terá a oportunidade de vivenciar uma ‘janela imaginária’ que traduza as fontes de inspiração de Tom Jobim. O projeto se estende até o mês de dezembro, depois de Vitória, passará ainda por Belo Horizonte, Minas Gerais e Corumbá, Mato Grosso do Sul.
O espetáculo traz como cenário um filme da artista plástica Mariannita Luzzati, produzido por meio de imagens em movimento, coletadas em diversas regiões do País, com foco na natureza. São abstrações artísticas visuais em contraponto com orquestrações que mostram os ecos da música erudita na produção de Jobim realizada por Abel Rocha, Felipe Senna e Marcelo Bratke.
No mês de agosto, Marcelo Bratke e a Camerata Brasil, se apresentaram em Londres, no Purcell Room at Queen Elizabeth Hall, no Southbank Centre, que é o maior complexo artístico da Europa.
Marcelo Bratke
Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem feito várias apresentações nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall, em Nova York, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall em Londres, entre outros. Recentemente, foi aclamado pelo jornal The New York Times, por sua interpretação de Villa-Lobos no Carnegie Hall. Bratket está à frente do projeto Villa-Lobos Worldwide pelo qual foi premiado em Londres em 2011 com o 14th Brazilian International Press Award – United Kigndon.
Camerata Brasil
Cada vez mais envolvido em como a arte pode se engajar no desenvolvimento social, Marcelo Bratke criou em 2007 a Camerata Brasil com o objetivo de profissionalizar jovens músicos, vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira. Em cinco anos, a Camerata Brasil realizou mais de 60 concertos públicos e 46 concertos didáticos em 28 cidades brasileiras, além da gravação de DVDs e CDs e da realização de concertos na Europa. Ásia e Estados Unidos, onde realizou um memorável concerto no Carnegie Hall de Nova York, aclamado pelos críticos do The New York Times, New York Post e Concertnet USA.
Mariannita Luzzati
A artista plástica Mariannita Luzzati participou de mostras em importantes museus e instituições no Brasil e no exterior. Suas obras constam em coleções nacionais e internacionais, que incluem o Museu Britânico de Londres, o Machida City Museum of Graphic Arts em Tóquio e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros. Recentemente foi uma das artistas escolhidas para integrar a exposição ‘Mulheres, Artistas e Brasileiras’ realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, em homenagem a Presidenta Dilma Rousseff.
Serviço:
Tom Jobim Plural
Marcelo Bratike e Camerata Brasil
Data: 1º de novembro
Horário: 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.
Ingressos: Entrada Franca. Os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Fames Daniela Ramos / Zu Coelho daniela.ramos@fames.es.gov.br / zu.coelho@fames.es.gov.br Tel.: (27) 3636-3611 – 9753-7634 – 9849-1351
Nenhum comentário:
Postar um comentário