quinta-feira, 23 de março de 2017

Moradores do bairro Aeroporto, NOVA VENÉCIA, pedem apoio dos vereadores na busca por melhorias para a localidade

            Os moradores do bairro Aeroporto estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal de Nova Venécia realizada na última terça, 21. Com cartazes e várias reivindicações para melhorias no bairro, eles se manifestaram e pediram o apoio dos vereadores na busca da solução para os problemas da localidade.
Morador do bairro Aeroporto, Neris José de Paula, usou o plenário do Legislativo Municipal e pontuou as demandas mais urgentes: pavimentação, iluminação e segurança pública.

          Os cidadãos questionaram a atitude da prefeitura, que alega não poder realizar obras no bairro, por ser um loteamento ilegal, mas ao mesmo tempo, cobra IPTU e todas as taxas, sem dar nenhum retorno à comunidade.
        Durante a sessão, os moradores solicitaram o apoio formal dos vereadores para defender as causas do bairro Aeroporto.

           Confira os melhores momentos da sessão:

         O vereador Evaristo Miguel (PTB) parabenizou a atitude dos moradores do bairro Aeroporto em reivindicar melhorias para a comunidade. Afirmou também que vai pedir à prefeitura, a limpeza do trecho que vai da Rua Colatina até a Gameleira.

              Cimar do Altoé (PHS) também demonstrou apoio aos moradores do Aeroporto, e disse que somente pela união de forças políticas será possível resolver as questões do bairro Aeroporto.

                O vereador Juarez Oliosi (PSB) afirmou que já solicitou o patrolamento das estradas vicinais do transporte escolar. Além disso, uma patrol ficará disponível para atender Cristalina, uma em Guararema e outra para o Patrimônio do XV. O vereador também afirmou que o problema da segurança pública não é exclusivo apenas do bairro Aeroporto, mas de todo o município e que busca emendas parlamentares para a pavimentação do bairro.

             O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Tikeira (PV), parabenizou a fala de Neris sobre o bairro Aeroporto e que o projeto “Vereador em Ação” tem como objetivo aproximar vereador e sociedade na busca de soluções para os vários problemas que afetam Nova Venécia. O projeto também chegará ao bairro Aeroporto, segundo ele.

           Biel da Farmácia (PV) informou que fez uma indicação conjunta com Cabo Tikeira (PV) para a pavimentação e rede de esgoto no bairro São Cristóvão. Disse ainda, que o projeto “Vereador em Ação” vai começar por Margareth, mas todos os bairros e localidades do interior receberão o projeto. O vereador ainda afirmou, que segundo informações obtidas pela Promotoria Pública, o loteamento do bairro Aeroporto está legal e que a prefeitura pode fazer licitações para obras no bairro, se assim quiser, desde que cobre na justiça o dono do terreno pelas vendas feitas de lotes realizadas de forma irregular e sem benfeitorias necessárias para abrir um loteamento.

             O vereador Ronaldo Barreira (Solidariedade) disse que a participação popular é muito importante. Afirmou também que as obras de infraestrutura do bairro Aeroporto é um projeto grande, mas que é necessário começar por alguma coisa. O vereador falou ainda que é “preciso tirar o Executivo da zona de conforto. ”

            A vereadora Gleyciaria Bergamin (DEM) parabenizou a participação dos moradores do bairro Aeroporto na busca pelos seus direitos. A vereadora também falou sobre o problema da queima de lixo e entulhos no município, necessitando para resolver o problema, da ação mais prática do Código de Postura.

              O vereador Luciano Márcio (PSB) afirmou que a participação dos moradores do bairro Aeroporto na última sessão demonstra um amadurecimento político da sociedade. O vereador também questionou o horário das trabalhadoras da limpeza pública, submetidas ao sol escaldante de Nova Venécia. Para solucionar o problema, sugeriu que as 40 horas semanais sejam cumpridas de segunda a sábado, das 5h às 12h.

             O vereador Zequinha Brasileiro (PV) afirmou que o clamor do povo é justo, pois o Executivo não dá o retorno para a população. Afirmou também, que em visita a deputados estaduais em fevereiro, fez um pedido de emenda parlamentar para calçamento do bairro Aeroporto. Lembrou também da falta de estrutura nas escolas municipais.

            Dejanir Dias (PSB) pontou as demandas do bairro Aeroporto e que os movimentos organizados são importantes para a conquista de melhorias para o bairro, e que o povo precisa de respeito e dignidade.

                O vereador Mir de Guararema (PDT) disse que estará no bairro Boa Vista durante esta semana para fazer a limpeza do bairro. Falou sobre a viagem que fez a Vitória em busca de emendas parlamentares. O vereador também realizou a indicação 29/2017 para que servidores da Saúde façam visitas semanais à Guararema para coleta de sangue, urina e fezes, já nas embalagens fornecidas pelo município. O vereador explicou que a Vila de Guararema fica a 50 quilômetros de distância da sede. Muitas pessoas, precisam fazer esses exames, e além da distância, não tem dinheiro suficiente para passar o dia na cidade. Muitas mães precisam vim com crianças de colo para fazer os exames, causando transtorno e desconforto para os moradores de Guararema.

                O presidente da Câmara de Nova Venécia, Antônio Emílio (PPS) parabenizou a atitude dos moradores do bairro Aeroporto e sugeriu que as demandas solicitadas pelos manifestantes sejam acompanhadas também pela Comissão de Obras do Legislativo. O presidente também falou sobre o horário de trabalho dos servidores da limpeza pública. “Cada cargo tem uma peculiaridade. A limpeza pública realizada de 5h às 12h seria o ideal e não castigaria tanto os trabalhadores da limpeza com o calor que faz em nossa cidade. Outro assunto em pauta foi a questão da obsolescência do regimento interno da Câmara Municipal. “O regimento é de 1990, precisamos aperfeiçoar e tornar a gestão da Casa Legislativa mais eficiente”.

                 Aprovados por Maioria – O uso do auditório para a prestação de contas da Saúde na sexta, 24, e a discussão sobre o Plano Nacional de Crédito Fundiário no sábado, 25, foram aprovados pela maioria dos vereadores durante a última sessão legislativa (12 votos e 1 ausência).

                 Ordem do Dia – Por meio do requerimento 22/2017, o vereador Zequinha Brasileiro (PV) solicita informações ao Executivo sobre o projeto “Calçada Cidadã”. O vereador quer saber sobre a implantação, recursos e projeto técnico para a efetivação do “Calçada Cidadã”. O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores (12 votos e 1 ausência).

             

O projeto de lei 02/2017, de autoria do vereador Ronaldo Barreira (Solidariedade), que denomina de “Professor Genivaldo da Silva” a creche localizada no bairro Aeroporto, foi aprovado por maioria (12 votos e 1 ausência) e será encaminhado ao prefeito Mário Sérgio Lubiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário