quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Em CACHOEIRO crédito fundiário ajuda famílias rurais e mantém jovens no campo


Os produtores contemplados foram apresentados ao prefeito Carlos Casteglione nesta terça-feira (27)

Com apoio técnico da prefeitura, sete famílias de agricultores familiares de Cachoeiro de Itapemirim conseguiram financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário para comprar suas propriedades rurais.

Os produtores contemplados foram apresentados ao prefeito Carlos Casteglione nesta terça-feira (27), pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag).

Duas famílias já estão instaladas em Alto Furquilha, no distrito de Burarama. As outras cinco vão repartir uma propriedade no distrito de Pacotuba, que está com o processo de financiamento bem avançado e só esperam a autorização do Banco do Brasil, agente financeiro responsável pelo processo, para poderem se mudar.
Elas terão 20 anos para pagar o empréstimo, dividido em 17 parcelas, sendo que os juros do programa são bem mais baratos dos que os praticados pelo mercado – variam de 0,5 a 5% ao ano. Os beneficiários vão ter carência nos três primeiros anos, para estabelecer uma produção, que, segundo eles mesmos, deverá ser baseada na diversificação agrícola, com fruticultura, horticultura e cafeicultura.

O primeiro passo para conseguirem o financiamento foi a aprovação de documentação junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Nessa fase, de preparação documentos exigidos, os produtores contaram com a assistência da equipe da Semag.

Juventude permanece no campo
Três dos produtores são jovens egressos da Escola Família Agrícola, localizada em Pacotuba, que é mantida com recursos da prefeitura de Cachoeiro. Eles receberam formação gratuita no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio e, agora, contam com novo incentivo para permanecerem no campo.

“Esse é o encontro de políticas públicas traçadas para o desenvolvimento rural do município. Oferecemos suporte e criamos condições para que a juventude rural consiga produzir no campo e nele permanecer, evitando o êxodo e tornando mais qualificada e eficiente a nossa agricultura”, avalia o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes. 



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário