segunda-feira, 16 de maio de 2016

UM POVO SEM CULTURA É UM POVO SEM VOZ – Mylena Baldan Machado

                                O ser humano é naturalmente cultural. Pois a cultura vem de berço. A cultura manifesta-se de tantas maneiras na vida de uma pessoa, que em muitas passam despercebidas. Como ouvi em uma palestra uma vez “quer acabar com uma nação acabe com a cultura local é imponha a sua cultura”.
                                Cultura é tudo que nos rodeia, e isso é fato. Nossa ideologia, nossas crenças, costumes, culinária, escrita, a fala, um livro é cultura. Assistir um filme, um musical, uma apresentação teatral, um jornal, lhe agrega cultura. Fortalecendo a sua cultura e aprendendo novas.
                                Quando escolhemos aprender uma nova língua estamos dispostos a aprender toda uma cultura diferente da nossa e a transformar intimamente de maneira a se tornar parte da nossa cultura. O ser humana é instintivamente cultural desde que nasce.
                               Se queres ensinar um caminho alternativo para crianças saírem das ruas, da criminalidade, das drogas. Mostre a essas crianças o caminho da dança, da musica, do teatro, do esporte.
                               A cultura é tão importante, assim como a educação. Pois foi analisando a cultura que surgiram os costumes, os comportamentos, mudando a civilização e construindo a nação.
                              Um povo sem cultura é um povo sem história e um povo sem voz. É um povo sem ânimo. Sem alma. Sem vida.


                              Em tempo, este texto me foi enviado por Jorge Kuster Jacob, lá de Vila Pavão, noroeste capixaba. um amigo de anos e a anos. Uma pessoa batalhadora pela Cultura e pela História do seu Povo Pomerano. Texto que se encaixa nos dias conturbando que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário