domingo, 28 de maio de 2017

Prefeito de ANCHIETA e professores participam de aula inaugural sobre inclusão

             Cerca de 300 profissionais serão capacitados até o final do ano, possibilitando a atualização e a transformação da prática profissional.
              A Secretaria Municipal de Educação de Anchieta (Seme) iniciou na noite de ontem (25), no auditório da escola de Novo Horizonte, a aula inaugural da formação continuada para os professores da rede. Na ocasião, também participaram do encontro o prefeito Fabrício Petri e a secretária de Educação, Janinha Gerke. Na abertura houve apresentação de dança com alunos da Associação Pestalozzi de Anchieta.
         O tema da capacitação é ‘Inclusão Escolar: a igualdade e a diferença no cotidiano da sala de aula’. Durante o evento aconteceu uma palestra com a professora especialista em educação especial e doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Carly Cruz. De acordo com a secretária, o objetivo da formação é fundamentar a prática pedagógica dos professores, possibilitando aos professores a atualização e a transformação de sua prática profissional.
          “Estamos preocupados em superar as grandes adversidades do processo de escolarização dos alunos da educação especial e de como auxiliar os profissionais nesse processo. Pretende com a capacitação estabelecer um diálogo entre esses profissionais acerca do tema com o objetivo de demonstrar possíveis soluções para a concretização de uma educação inclusiva”, disse durante o encontro.
              Para Petri, o tema é fundamental para ser discutido entre os professores e a equidade na educação deve ser uma prática em todas as unidades escolares.
           De acordo com informações da Seme, os fundamentos para a formação estão estruturados na convicção de que a educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade doa aluno. “O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, devem ser incentivados”, defende Gerke.
           

A formação será realizada até o final do ano todos os meses para cerca de 300 professores do fundamental (1º ao 5º ano). A secretaria pretende ampliar o número de profissionais capacitados em uma próxima fase do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário