Cariacica deu um passo importante para o desenvolvimento da piscicultura no município. Na manhã desta quarta-feira (01), foi realizada a aula inaugural do curso de “Criador de Peixes em Viveiros Escavados”, o popularmente chamado “poço de peixes”. Os alunos são produtores rurais, que tem o “poço” em sua propriedade e o interesse em se qualificar no assunto. Os 20 estudantes tem 200 horas de aula pela frente, nos meses de outubro e novembro, e serão certificados ao fim do curso. As aulas práticas serão realizadas de forma itinerante na propriedade dos alunos piscicultores.
De acordo com o engenheiro de alimentos do Ministério da Pesca e Agricultura, João Francisco de Almeida Júnior, foi o próprio Ministério que percebeu a necessidade de Cariacica oferecer oportunidade aos trabalhadores da área. “Foram feitas visitas técnicas no município. Por meio delas, verificou-se o potencial de desenvolvimento na criação de peixes e que já há pessoas envolvidas nessa atividade e que precisam de qualificação. Por isso, surgiu essa demanda do curso”, informou.
Atualmente, apesar do potencial em relação ao setor, a aquisição de pescados para a venda na cidade é feita, em sua maioria, de outros municípios. De acordo como o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Carlos Cesquim, a intenção é que essa criação seja feita pelos produtores locais. Ele também falou sobre os investimentos realizados na área e agradeceu o emprenho dos alunos em participar. “Estamos avançando e criando oportunidade de desenvolver o setor”, avaliou.
O proprietário de um sítio em Nova Campo Grande, Wellington Gomes de Oliveira, 41, cria tilápia e camarão da malásia em viveiro escavado. Ele conta as expectativas em relação ao curso. “O conhecimento vai me ajudar a produzir mais em menor tempo, além de agregar valor ao produto. Pretendo melhorar a qualidade dos meus peixes e também fazer com que o relacionamento com outros criadores nos proporcione melhores condições de trabalho por meio de parcerias”, comentou.
A qualificação é ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e contam com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag). Os recursos são do Ministério da Educação (MEC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário