terça-feira, 3 de junho de 2014

Prefeitura institui o primeiro gabinete de gestão de drenagem de Vila Velha


Iniciativa no Município vai direcionar ações contra inundações
Com o objetivo de orientar e promover ações no que diz respeito à drenagem e ao combate aos alagamentos, a Prefeitura de Vila Velha agora conta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Drenagem (GGIM). O Gabinete conta com representantes dos governos municipal, estadual e sociedade civil. Além do professor Paulo Canedo, um dos nomes mais respeitados no país no campo da drenagem.
A ideia do Gabinete é debater medidas importantes para o Município, com o objetivo de combater o problema histórico das inundações em Vila Velha, levando em consideração também o que pensa a sociedade civil.
“O prefeito está imbuído em resolver o problema dos alagamentos em Vila Velha. A instituição deste Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Drenagem demonstra a determinação e o compromisso em enfrentar o problema na cidade”, diz Gustavo Campos Mendonça, representante do Movimento de Apoio Popular Comunitário.
Entre os trabalhos que foram analisados hoje pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Drenagem (GGIM) estão: a constituição de um centro de documentação técnica dos projetos de drenagem em Vila Velha, visitas técnicas à outros lugares que enfrentam o problema de inundações e a organização de seminários no município sobre o tema. 
“A prefeitura está realizando diversas ações para diminuir o impacto das chuvas como as obras no Canal da Costa, a limpeza permanente dos canais, desassoreamento do Canal Guaranhuns, entre tantas outras. Até o final de 2016 serão mais de R$ 500 milhões aplicados para combater as enchentes no município. Essa é uma das prioridades da administração”., afirma o prefeito Rodney Miranda.
Outras Medidas
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Drenagem (GGIM) é mais uma ação da Prefeitura de Vila Velha no que diz respeito ao debate sobre as questões de drenagem. Hoje, já existem no Município o Núcleo de Gestão da Drenagem e o Comitê de Drenagem da Prefeitura de Vila Velha.
Entre as atribuições, o Núcleo define as diretrizes gerais para a drenagem e faz a gestão de projetos sobre o tema.  O Comitê é formado por representantes de diferentes secretarias e, com base em estudos e fundamentações técnicas, debate, por exemplo, se um determinado projeto é viável do ponto de vista do escoamento das águas.
Um dos estudos considerados no debate é o desenvolvido pelo professor Paulo Canedo, do Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que propõe o manejo das águas pluviais de algumas bacias metropolitanos.



Felipe Mansur Valinho
SEMCOM
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149 - 7329
www.vilavelha.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário