André Sobral
Vitória conta com 21 profissionais do Programa Mais Médicos distribuídos entre 25 Unidades Básicas de Saúde da Família
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, apresentará os primeiros impactos do Programa Mais Médicos nos municípios capixabas nesta terça-feira (24), às 9 horas, em Vitória.
O seminário "Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros" será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), na Casa do Cidadão, em Itararé. Serão apresentados os números relativos a consultas realizadas na atenção básica da rede municipal de Vitória e dos demais municípios do Espírito Santo.
O evento contará com a presença de gestores em saúde dos municípios capixabas, conselheiros e profissionais ligados à área da saúde no Estado, além de técnicos da capital e da secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.
Mais Médicos
Lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões onde há falta desses profissionais no país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.
Em Vitória, 11 profissionais começaram a atuar em Unidades Básicas de Saúde da Família em agosto de 2013. Atualmente, são 21 médicos distribuídos entre as 25 US que possuem equipes de estratégia da família. Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores.
Além da ampliação imediata da assistência em atenção básica, o Mais Médicos prevê ações estruturantes voltadas à expansão e à descentralização da formação médica no Brasil. Até 2018, serão criadas 11,4 mil novas vagas de graduação em Medicina e mais de 12 mil novas vagas de residência médica. Já foram autorizadas 3.203 novas vagas de graduação em Medicina em universidades públicas e privadas em todo país.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário