(08/05/14)
O casal Adelson e Valdirene foram contemplados pelo Programa Integrar e Cooperar para Desenvolver e receberam hoje (8), a patrol em sua propriedade
Cristiane Saffran
Comunicação Santa Maria de Jetibá
www.pmsmj.es.gov.br
O mês de maio começou com um diferencial para o homem do campo de Santa Maria de Jetibá, na última terça-feira (6), o Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária relançou o Programa Integrar e Cooperar para Desenvolver.
De acordo com o Secretário Municipal de Agropecuária, Manfredo Kruger, o programa irá reforçar e desenvolver as pequenas propriedades rurais organizadas em associações de produtores. “Com a execução do programa estaremos disponibilizando para as 17 associações serviços como adequação de foças, limpeza em pequenos terreiros, construção de bueiro, limpeza de córrego entre outras necessidades de acordo com a realidade de cada produtor”, relatou Manfredo.
Para iniciar os trabalhos 4 máquinas foram disponibilizadas para as associações de agricultores. Uma patrol, uma carregadeira, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e duas basculantes já estão percorrendo as propriedades do município, cada máquina fica disponível durante 15 dias em cada associação seguindo o cronograma planejado pela Secretaria de Agropecuária em conjunto com o presidente de cada associação. Todo o programa é supervisionado pelo Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
O agricultor associado à Associação de Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade Zummach (AMAF), Adelson Côco, residente na localidade de Rio Taquara participa pela primeira vez do programa. “Comecei a semana com mais estímulo para trabalhar. Recebi a máquina em minha propriedade e vou economizar tempo, dinheiro e mão de obra”, declarou o agricultor.
O Programa Integrar e Cooperar para Desenvolver tem como objetivo apoiar os sistemas produtivos diretamente no campo e fornecer os serviços básicos para complementação necessária à produção, utilização correta dos recursos naturais, utilização racional dos recursos e apoio para a infraestrutura de conservação do solo e água.
MEIO AMBEIENTE
Todos os trabalhos realizados nas propriedades serão vistoriados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Max Berger, declarou que os pedidos estão sendo protocolados pelos presidentes das associações e que os trabalhos serão realizados após o laudo técnico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário