terça-feira, 1 de outubro de 2013

Viana irá receber equipamentos para monitoramento de chuvas


Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Divulgação
01/10/2013 - 17:18 h

A Prefeitura de Viana, por meio da Defesa Civil assinou um convênio com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), para a aquisição de quatro pluviômetros. A instalação desse equipamento visa monitorar a quantidade de chuva que cai no município. Os instrumentos serão instalados em áreas estratégicas e, irão contribuir para a alimentação de dados para determinação climatológica do Estado, especificamente o município de Viana.
De acordo com o coordenador da Defesa Social, Júlio David Archanjo, a previsão é que os aparelhos sejam instalados no final desse mês. “Inicialmente serão quatro semiautomáticos. Na segunda etapa receberemos mais quatro totalmente automáticos e digitalizados que irão enviar via satélite às informações para o CEMADEN, contribuindo assim para a carta meteorológica do Brasil”, reforça.
Júlio Archanjo salientou que além de acompanhar o problema em tempo real, Viana passa a ter uma situação de previsão de desastres regulada pelos órgãos federais. “Com a ciência da situação da cidade fica mais fácil conseguir liberação de ajuda em caso de necessidade”, menciona.
A equipe da Defesa Civil recebeu capacitação para instalação e leitura dos dados e irão treinar voluntários das comunidades para operarem os equipamentos.
Pluviômetro
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.
Com informações: http://www.cemaden.gov.br/pluviometrosautomaticos/ (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário