quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Chove granizo em Pedra Azul


02/10/2013 - 15h32min

Incaper

O distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, foi atingido durante cinco minutos no início da tarde desta quarta-feira (02) por uma chuva de granizo. Até o momento, não foram observados prejuízos no local. O granizo é muito comum ao longo de cadeias de montanhas, pois elas forçam os ventos para cima, intensificando as correntes de ar dentro das nuvens de tempestade. Este é o caso da região montanhosa capixaba. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) já havia informado a população capixaba de que, neste período, esse tipo de fenômeno pode acontecer.

O Granizo é a forma de precipitação que consiste na queda de pedras de gelo, sendo que estas podem medir entre 5 e 200 mm de diâmetro. Ele se forma em nuvens de tempestade, especialmente naquelas com correntes de ar ascendentes intensas e temperatura bem baixa. A taxa de crescimento do granizo muda de acordo com a variação de umidade e da quantidade de gotículas super-resfriadas que ele encontra ao ascender com as correntes na nuvem. Ele continua subindo com as correntes ascendentes de ar até sua massa não poder mais ser suportada pelo movimento vertical do ar, passando então a cair por gravidade.

O granizo é mais comum no interior dos continentes nas latitudes médias. O movimento de ar seco em fortes tempestades sobre os continentes pode aumentar a frequência de granizo ao facilitarem a refrigeração por evaporação, a qual reduz o nível de congelamento das nuvens de tempestade, favorecendo a formação e crescimento das pedras. O granizo é menos comum nos trópicos, já que a atmosfera nesta região tende a ser mais quente e a umidade dentro da nuvem também é bem elevada (as correntes de ar úmidas dificultam o resfriamento das gotas). O granizo nos trópicos ocorre mais em altitudes elevadas.

O granizo, especialmente em áreas isoladas, dificilmente pode ser previsto com eficácia. Radares meteorológicos podem estimar o deslocamento das áreas com possível ocorrência de granizo, não sendo possível prever o local exato de seu início.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário