Por meio do projeto ‘As Cores da Vida’ alunos inseridos na Educação Especial da Escola EstadualGermano André Lube, localizada no município da Serra, vivenciaram aspectos teóricos e práticos daarte plástica. Ao mesmo tempo em que aprenderam novos conteúdos na disciplina de artes, osalunos também tiveram a oportunidade de aprimorar potencialidades ou desenvolver novas habilidadesartísticas.
Todo trabalho foi baseado nas obras de Romero Britto e centrado na realidade do aluno, em sua identidade e abordou temáticas que envolveram família, paisagem natural, animais, dentre outros grafismos.
“A arte na educação tem a sensibilidade de propiciar uma relação mais consciente do ser humano no mundo e para o mundo, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos que, no exercício do seu papel de cidadão, atuarão para transformar a sociedade”, destacou a professora da Educação Especial, Raffaela Esterina Dellareti Penna Viegas.
O projeto, além da disciplina de Artes, também abrangeu às áreas de História e Português. A interdisciplinaridade se deu por conta de pesquisas bibliográficas sobre o início da arte, leitura de textos e artigos diferenciados sobre a temática, produção textual, dentre outras tarefas feitas de maneira coletiva.
“As linguagens artísticas dão suporte às outras disciplinas, as quais os professores têm conhecimentos, porque desde o desenvolvimento da coordenação motora para a escrita até a interpretação e contextualização de texto, a arte se faz presente”, finalizou a educadora Raffaela.
Ao final do projeto, a escola promoveu uma pequena exposição de quadros, que contou com o apoio de toda a comunidade local.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES
Nenhum comentário:
Postar um comentário