QUAL É O SEGREDO DE SE TER UMA CIDADE TURISTICA?
Itamar Gurgel – Jornalista
Lendo alguns livros sobre prosperidade verifiquei que existem procedimentos comuns para desenvolver uma empresa ou uma cidade, sendo estes fatores determinantes para o sucesso almejado.
Comparando as premissas básicas descritas por estes autores renomados, pude ter clara percepção de como uma cidade ou região desenvolve sua vocação para e turismo e como algumas caminham para o sucesso e outras não. O dever de casa começa em definir coletivamente qual omodelo de turismo que esta cidade deseja. A partir daí, seguem-se as regras de ações internas e externas. As ações externas envolvem conhecimento comercial, administrativo e distribuição financeira, e as internas dizem respeito às pessoas e como elas pensam sobre o turismo e seu potencial. Temos ai dois modelos “mentais” – o da administração publica e o da educação do povo.
Em relação à Região de Montanhas Capixaba, pergunto se Já paramos todos juntos e pensamos que tipo de situação temos ou queremos? O que pensamos sobre nosso local de vivencia? Quais são suas características? Que opinião tem as pessoas sobre cada uma de suas cidades? Como é o intercambio entre as pessoas e os respectivos setores políticos? As pessoas que aqui vivem acreditam no turismo como base de desenvolvimento?
Existe cidade no mundo (Domingos Martins) que tem características geográficas e peculiaridades naturais fantásticas, mas apesar disso ficam estagnadas em termos de turismo, operando com sucesso em poucos eventos, resultando assim uns 60 dias de rendimento positivo para o comercio e o setor de serviços, apesar de ter um potencial de funcionarem os 365 dias do ano.
Pelo exemplo de Domingos Martins, é obvio que não basta ser bela, para o sucesso como em Gramado e Canela, é preciso mais, muito mais. É necessário que as pessoas que aqui vivem tenham convicção e visão de futuro, conhecimento de sua vocação. O caráter, o pensamento, as crenças destas pessoas que determinam o sucesso turístico de uma cidade, pois são pensamentos que modificam o meio.
Tem-se então que a chave do sucesso do turismo é despertar no povo a energia, o amor pela terra e o empreendedorismo para atrair e manter os turistas encantados e querendo ver mais e mais, de outro modo o turismo acaba, ou no nosso caso nem venha a acontecer.
Importante relembrar a história nesta situação. Algumas cidades já foram sucesso absoluto de turismo e hoje passam despercebida como ilustres desconhecida – lembram-se dos áureos tempos de GUARAPARI-ES aqui perto de nós? Ouro Preto-MG? ? E tantos outros lugares que hoje não figuram mais com tanta importância no turismo e não vimos mais falar nelas da mesma forma como eram reverenciadas. E Gramado, nada mais era do que a passagem para ver a cascata do Caracol em Canela.
No turismo, boas raízes geram frutos, qual seja sua cultura, seu povo, sua gastronomia, seus modos de vida. Mas se não for regada suficientemente definha e até pode morrer. No nosso caso, nem existir como destino turístico e apenas como uma passagem para Pedra Azul, Venda Nova do Imigrante e outras.
Assim, se você deseja que a sua região ou sua cidade tenha futuro promissor, comece a pensar desta maneira, e se você quer morar em um lugar melhor seja você o melhor no que faz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário