quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vila Velha debate proposta curricular da Educação Infantil



Texto: Letícia Passos / Foto: Letícia Passos

Reunião sobre proposta curricular de Educação Infantil - Imagem: Letícia Passos
Para dar continuidade à reestruturação da grade curricular da Educação Infantil da rede municipal de ensino, a Comissão Sistematizadora da Proposta Pedagógica da Educação Infantil de Vila Velha esteve reunida na Secretaria Municipal de Educação (Semed), nestas terça e quarta-feira (30 e 31), para realizar a apreciação crítica dos documentos que irão compor a proposta pedagógica a ser incluída nos cadernos que estão em construção pela equipe.
Os cadernos orientam a política educacional da rede na área infantil e contemplam quatro produções: o Caderno da fundamentação da Proposta Pedagógica (2008), o Caderno da Orientação Curricular, o Caderno das Práticas Docentes (Planejamento e Projeto Político Pedagógico) e o Caderno de Avaliação, os três últimos cadernos em produção no ano de 2012. A Comissão é orientada pela consultora e mestre em educação, Profª Gilmara da Silva e as discussões para a reestruturação da proposta curricular da Educação Infantil do município  vêm acontecendo desde o final de 2011.
 
No encontro, foram discutidas as propostas e considerações feitas pelas escolas a partir dos documentos construídos até então. “Estamos lendo o conteúdo enviado junto com os membros da Comissão – formada por pedagogos, professores e diretores – que compartilharão o que está sendo discutido para as escolas. Se a unidade de ensino quiser fazer alguma consideração importante, pode nos mandar, pois ainda dá tempo de incluir no caderno”, explicou a coordenadora da Educação Infantil da Semed, Silvana de Almeida Salgado.
 
O debate de conteúdo possibilitou a todos os profissionais analisar, criticar e fazer observações importantes e pertinentes à realidade da prática educativa da Educação Infantil em Vila Velha como, por exemplo, a maneira do educador infantil repassar conhecimento em sala de aula. “O educador infantil não trabalha com conteúdo, mas com conceitos; ele não dá aula, ele desenvolve projetos. Por exemplo, o professor não pode entrar na sala pensando que dará aula sobre dúzias, mas procurando desenvolver algum projeto para que o aluno assimile este conceito”, destacou a consultora Gilmara.

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