sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Artur Chinelato fala sobre recria de bezerras de leite e destaca Fazenda Veneza como referência no assunto




            Uma importante palestra atraiu cerca de 80 produtores de leite na tarde desta quarta-feira (08) em Nova Venécia. O principal tema abordado foi o “Manejo e Criação de Bezerras”, com o pesquisador da Embrapa e idealizador do Projeto Balde Cheio, Artur Chinelato.
              Entre os assuntos, Chinelato destacou a importância do colostro nos primeiros dias de vida e as vantagens de fazer o aleitamento com leite em pó, desaleitamento correto, manejo sanitário das bezerras, importância da suplementação alimentar, acompanhamento dos índices zootécnicos como ganho de peso e altura, desenvolvimento ruminal dos animais e um plano sanitário e profilático que priorize a nutrição, saúde e bem estar da futura vaca.
               “A correta criação das bezerras é o pilar mestre para que seja feita a reposição das vacas na propriedade. Nunca haverá vacas saudáveis, produtivas e longevas se a atenção e o capricho dedicados às fases de cria e recria das fêmeas não receberem prioridade. Isso serve para qualquer propriedade, desde aquela pequena que explora poucos animais até a de milhares de cabeças”, disse o pesquisador.

             FAEVE II
            Após sua fala, Chinelato chamou a atenção dos produtores para o projeto de recria de bezerras desenvolvido pela Cooperativa na FAEVE II (Fazenda Experimental Veneza). O local funciona como uma espécie de hotel para bezerras (boitel) onde são trabalhados todos estes conceitos de criação, com o devido acompanhamento técnico de um profissional do Projeto Balde Cheio.
              A FAEVE II recebe animais após os 90 dias de vida dos cooperados, desde que tenham boa procedência genética para produção leiteira, para fazer a recria da maneira correta. Quando a novilha está prenhe, após cerca de um ano e meio, é disponibilizada para o produtor que pode comprar ou trocar por bezerras. “Essa é uma oportunidade fantástica ao produtor. Ao invés de ficar tratando as bezerras na propriedade, leve para a Fazenda Experimental e troque em novilhas prenhes. Isso é aumentar a produção, diminuir mão de obra e diminuir os custos. O que precisa é cuidado, atenção, acompanhamento, boa alimentação, conforto e por fim, reproduzir com a melhor genética possível. A Veneza se encarrega disso tudo através da FAEVE II”, concluiu o especialista.
               Ao utilizar a fala, o presidente da Veneza, José Carnieli, afirmou que o objetivo do projeto de recria é auxiliar exclusivamente os produtores. “Sabemos que cuidar corretamente de bezerras não é tarefa fácil. A ideia do projeto não é ganhar dinheiro e sim facilitar para que o produtor tenha condições de adquirir novilhas de boa procedência e criar espaços na propriedade para receber animais prestes a iniciar a lactação, melhorando os indicadores e a produção”, finalizou Carnieli.
                      A reunião aconteceu no auditório da APAE de Nova Venécia e contou com a participação da diretoria da Veneza, conselheiros, ex-conselheiros, cooperados, produtores, colaboradores, autoridades políticas, entre outros.

Sugestões de legendas:
- Animais recriados na FAEVE II apresentam ótimas características para a produção leiteira
- O presidente José Carnieli durante sua fala
- O pesquisador da Embrapa e idealizador do Projeto Balde Cheio, Artur Chinelato, durante palestra  
_________________________________

Enfocco Assessoria de Comunicação

Diego Bastianello Feitosa
(27) 99972 7655
_________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário