quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Praça Rica, VILA PAVÃO, realiza com sucesso a Gingebijrfest 2017


                   A comunidade de Praça Rica, uma das mais pomeranas de Vila Pavão, realizou com sucesso no último sábado, dia 25 de novembro a já tradicional Gingebijrfest edição 2017.

                 O evento de caráter educativo e cultural, criado em 1993 é realizado anualmente pelo CMEA Praça Rica, num trabalho conjunto entre equipe escolar e comunidade local, que visa preservar traços da cultura pomerana.

              A Gingebijrfest é o único evento cultural do município que nos últimos anos não sofreu interrupção. De acordo com a diretora escolar Selma Pagung, a festa surgiu junto com a implantação do projeto dos CMEAS que são os Centros Municipais de Educação Agroecológico, incentivada pelo sociólogo e historiador de Vila Pavão Jorge Kuster Jacob, secretário municipal de Cultura na época,  que inclusive sugeriu o nome Gingebijrfest, em alusão a um fermentado à base de gengibre muito apreciado pelos descendentes de pomeranos da região.

               O ponto alto da programação foram as apresentações dos grupos folclóricos do município: Grupo de Danças Típicas “Rijkplatz” (Praça Rica em Pomerano); Grupo Folclórico Pomerano Fauhån; Grupo Pomitafro e Grupo Afro de Todos os Santos.

                 Outra grande atração foi a encenação da “Dança dos Noivos”, uma antiga tradição muito difundida entre os pomeranos do sul do Estado e região centro serrana (Santa Leopoldina e Sana Maria de Jetibá) que está sendo resgatada no município.

              Quem compareceu à festa pode saborear o famoso “Gingebirj” e ainda curtiu shows concertina por tocadors “prata da casa”.

           A diretora destaca o apoio da Administração Municipal, através do atual secretário de cultura Gil Leandro Breger L. Paz. “A cada nova edição, a festa vem evoluindo em todos os aspectos. Este ano nós evidenciamos o caráter típico/cultural. O reconhecimento por parte da comunidade foi instantâneo. A presença de público foi satisfatória, mesmo num dia em que vários outros eventos aconteceram simultaneamente no município”, avaliou.


Cléber Sabino

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão-ES.

MTB-ES 1.410 - Tel.: (27) 3753-1001 - (27) 9 99-621857

Nenhum comentário:

Postar um comentário