quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Alunos de Vila Pavão são os primeiros colocados no Concurso Desenho e Poema do Balanço Social do Incaper


                  Vila Pavão é destaque pelo segundo ano consecutivo em concurso promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

                 O Concurso de Desenho e Poema do Balanço Social ainda está em sua segunda edição, mas já contou com a participação de quase 600 estudantes de instituições espalhadas por dezenas de municípios capixabas. Lançado em 2016, o Concurso premiava inicialmente apenas os desenhos elaborados pelos alunos. Em 2017, além da Categoria Desenho, foi incluída também a Categoria Poema.

               Os alunos Kaique Berger Butzke, estudante do Centro Municipal de Educação Agroecológico (Cmea) Agostinho Batista Veloso e Thiago Ferreira Lick do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier), conquistaram os primeiros lugares tanto na Categoria Desenho quanto na Categoria Poema concorrendo com alunos de mais de 40 escolas do estado do Espírito Santo.

              Participaram da atual edição do Concurso estudantes do Ensino Fundamental II (na Categoria Desenho) e do Ensino Médio (na Categoria Poema), regularmente matriculados em instituições de ensino que tenham sido contempladas pelo Projeto Sementes do Conhecimento do Incaper. Os trabalhos vencedores serão publicados no Balanço Social do Incaper.

               No ano passado os dois primeiros colocados do Concurso de Desenho foram a estudante Raniere de Souza Bernaldo, do CEIER, e Kennedy Wanderson do Cmea Luiza Souza de Barros, de Todos os Santos.

                    Com o tema “Os caminhos da água”, o Concurso teve por objetivo despertar nos participantes noções de consciência, preservação dos recursos hídricos e desenvolvimento de estratégias de convivência com a seca.  Os vencedores do concurso receberam como prêmio 1 tablet cada um.

                   A cerimonia de premiação,  realizada na manhã desta segunda feira no Cmea Agostinho Batista Veloso foi mediada pela diretora Chirlei Vigna Tagliaferri. Marcaram presença no evento o Prefeito Irineu Wutke, vice-prefeito José Wilson Vieira, vereadora Vera Lúcia Elias, secretária municipal de Educação Arlete Ramlow de Souza, diretor técnico do Incaper Mauro Rossoni Junior, diretora do CEIER Vilma Berger Schaiber, representante do Conselho de Escola Darli Brant; servidores do Incaper : Wantuil da Silva Cordeiro, Rogério Durães de Oliveira, Vanessa Borges, Marcos da Costa , Artur Guedes e Vanessa Kovosk; diretora do CMEA Praça Rica Selma Pagung, diretora do CMEA Luiza Souza Barros (Todos os Santos) Marcelia Ferreira Souza, alunos, pais, comunidade e equipes de escola.

O poema  –  Sertão Sereno (classificado em primeiro lugar)

– Nestes tempos de estiagem. Para  que economizar? – Para garantir a vida e para ela não faltar.

– Ela quem? E por que? – Ela, água da nascente, que faz o rio correr, E, em sua amplitude, não nos deixa perecer.

– Se é tamanha a importância, por que é baixo o valor? – Pois ela não é minha e nem sua, do povo sofredor, que retira desta “bela” os lucros do seu “senhor”, e por vezes não valorizam o seu belo esplendor.

– E se ela acabar? Qual será o meu destino? – Perecer junto a ela, e com vocês, os seus meninos.

– E este sertão sereno? Como ficará? – Irá passar algum tempo, mas se recuperará. E que sabe os povos futuros dela melhor irão cuidar.

Poema de Thiago Ferreira Lick (Ceier de Vila Pavão), classificado em primeiro lugar no Concurso de Desenho e Poema do Balanço Social do Incaper 2016.


----------

Cléber Sabino

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão-ES.

MTB-ES 1.410 - Tel.: (27) 3753-1001 - (27) 9 99-621857

Nenhum comentário:

Postar um comentário