segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Inscrições para a primeira Mostra de Documentários sobre o Rio Doce prorrogadas até 4 de outubro

Intitulado I DOC Regência, o evento promete reunir uma série de contribuições culturais e ambientais sobre o Rio Doce e toda a região da Foz.

Regência (26/09/2016) – Atendendo a pedidos e buscando dar a oportunidade para que mais pessoas possam mostrar seus documentário no I DOC Regência – Mostra de Documentários Sobre o Rio Doce, a organização do evento prorrogou o prazo limite de inscrição para o dia 4 de outubro. Quem ainda não inscreveu seu trabalho essa é a oportunidade para mostrar sua visão sobre o Rio Doce em suas diferentes épocas.

Com isso o prazo para as inscrições de documentários, reportagens ou web-documentários no I DOC Regência – Mostra de Documentários Sobre o Rio Doce vai agora até o dia 4 de outubro de 2016. Produtores, documentaristas, jornalistas e profissionais da área audiovisual, de comunicação, cultura e outros interessados em mostrar seus trabalhos no evento, devem estar atentos à data final para inscreverem sua produção. O evento será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro de 2016, na comunidade litorânea de Regência Augusta, no município de Linhares, foz do Rio Doce (ES),

As inscrições podem ser feitas pelo link direto no site do Projeto Tamar: www.tamar.org.br - onde se encontra o regulamento e a ficha de inscrição. As inscrições poderão ser realizadas em uma das três categorias - documentário, reportagem especial para televisão (incluindo seriado), ou web-documentário.

Até a data limite das inscrições, os concorrentes deverão encaminhar foto e cópia da obra pelo site do Projeto Tamar ou via Correios, para o seguinte endereço: Centro de Visitantes do Projeto TAMAR – Vitória. Avenida N. Srª dos Navegantes, nº 700, Parque Municipal Ilha dos Papagaios, Bairro Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP 29950-256.

As obras inscritas passarão por processo de seleção pela Comissão de Seleção, formada por técnicos da área de audiovisual, pela Comissão Organizadora do evento, ambientalistas e membros da comunidade local. Ao todo serão selecionadas até 24 horas de produções audiovisuais, levando-se em consideração a qualidade broadcasting.

Entre os critérios da Comissão de Seleção estão: a abordagem do tema, a qualidade técnica e conceitual do filme ou reportagem e a contribuição da obra para o debate que será realizado juntamente com as exibições durante o evento. Elas serão exibidas em sessões temáticas durante os seis dias do evento.

Os trabalhos enviados para a categoria web ficarão disponíveis para visualização no site do Projeto Tamar (www.tamar.org.br). O resultado, com os documentários, reportagens ou web-documentários selecionados, estará disponível na página do evento a partir do dia 18 de outubro de 2016.

Sobre o I DOC Regência
O evento surge com o objetivo de promover a reflexão e a apreciação sobre o Rio Doce, por meio de registros audiovisuais produzidos em diferentes momentos da história da região, com suas nuances em termos dos aspectos históricos, ambientais, culturais e sociais.

Espera-se, ainda, favorecer a pesquisa e a memória a partir da criação de um banco de dados audiovisuais que passará a fazer parte do acervo do Museu Histórico de Regência Augusta, em Linhares (ES). A data escolhida para a abertura do evento marca os exatos 365 dias da chegada da lama de rejeitos de minério à foz do Rio Doce.

O foco é mostrar a região antes e depois da tragédia ocasionada no Rio Doce pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Bento Rodriguez, Mariana (MG), bem como promover o turismo cultural e a economia criativa na região da Foz do Rio Doce.

As obras selecionadas para o I DOC REGÊNCIA não receberão prêmios, somente certificado de participação e brindes. Segundo os organizadores, será uma mostra de documentários e um encontro brasileiro de documentáristas, buscando unir pessoas e instituições em torno do debate sobre o Rio Doce. Além das projeções dos filmes, serão realizadas oficinas de audiovisual, palestras e mesas de debates.

O evento é uma iniciativa do Projeto Tamar/ICMBio, da produtora Interferências Filmes e Projetos com a AMOR – Associação dos Moradores de Regência; em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas (ES), o Instituto Últimos Refúgios, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Doce (CBHRD) e o Barra Seca e Foz do Rio Doce.  O I DOC REGÊNCIA conta, ainda, com o apoio institucional da Cia de Artes Regência Augusta, Escola EEFM Vila Regência e da Elos&Arte Produções. 

AGENDE-SE
I DOC REGÊNCIA – MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE O RIO DOCE.
Data de local de realização: de 21 a 26 de novembro de 2016, na comunidade litorânea de Regência Augusta, município de Linhares, foz do Rio Doce (ES)
Inscrições
Inscrições: até às 23h e 59 minutos do dia 4 de outubro de 2016
Pelo endereço eletrônico: www.tamar.org.br
Categorias:
1.     Documentário
2.     Reportagem Especial para TV (incluindo seriado)
3.     Web-documentário
Serão selecionadas 24 horas de filmes com qualidade broadcasting
Contatos
E-mail contatodocregencia@gmail.com / Projeto Tamar 27-3274-1095,
E-mail sangalia@tamar.org.br Inscrições: (27) 9.99980859 / ricalles@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário