Dicas para o uso racional da água
Com um cenário iminente de crise de falta de água, fato já comprovado em algumas cidades do país e até mesmo do estado, cabe a colaboração da população no consumo consciente da água. Evidencia, portanto, a necessidade de conscientização e valorização dos recursos hídricos, com medidas mais racionais de consumo, evitando, assim, o desperdício.
Confira algumas dicas quanto ao uso consciente da água:
. Não lavar frequentemente o carro com mangueira. Deve-se limpá-lo com um balde d’água e pano.
. Não fazer varrição hidráulica. Limpar a calçada com vassoura.
. Regar o jardim mais ao final da tarde, quando a temperatura está mais amena e a evaporação menor. Assim, você gastará menos água para regá-lo. Utilize o regador para esta função, também ajuda a reduzir o consumo.
. O banho deve durar apenas o tempo necessário para a limpeza. Ao se ensaboar, desligue o chuveiro. Isso também vale ao escovar os dentes e se barbear, permanecendo com a torneira fechada.
. Manter torneiras fechadas e evitar vazamentos. Em caso de vazamentos nos encanamentos, entre em contato com a companhia de água (Cesan: 115).
Os cuidados ainda se estendem, de forma especial, aos agricultores. O consumo de água doce na agricultura representa 70% do total disponível no planeta.
. No campo, o agricultor também precisa assumir uma postura mais consciente com medidas de controle do uso de agrotóxico, metodologia de irrigação de otimização e redução da quantidade de água, além de conter o desmatamento, conforme indica Cláudio Denicoli, Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário