sexta-feira, 2 de maio de 2014

Vitória assina pacto nacional de prevenção à violência contra a juventude negra


Pedro Luz
Plano Juventude Viva
Prefeito Luciano Rezende assina a adesão de Vitória ao Plano Juventude Viva
A cidade de Vitória aderiu ao Plano Juventude Viva (PJV), que tem como objetivo o combate à mortalidade de jovens, em especial de negros, por meio de estratégias articuladas entre os poderes municipal, estadual e federal. A solenidade de lançamento e assinatura do pacto aconteceu nesta sexta-feira (2), no Palácio Anchieta, no Centro.
Além de Vitória, outros seis municípios capixabas também aderiram ao plano: Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Linhares e São Mateus. Agora, as cidades envolvidas deverão elaborar o seu próprio Plano Municipal, tendo em vista a realidade local.
O plano contempla uma série de ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência - física e simbólica - a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia.

Expectativa

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância do PJV para o município. "O número de homicídios na capital diminuiu. Contudo, ainda temos muito a avançar, pois a mortalidade entre jovens apresenta índices alarmantes. A implementação do Plano Juventude Viva envolve várias ações integradas que, sem dúvidas, contribuirão para reverter esses números e oferecer à nossa juventude uma maior e melhor expectativa de vida", disse Rezende.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ressaltou que o PJV prioriza 132 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal. "Em 2010, 70% dos homicídios contra negros concentravam-se nessas cidades prioritárias. Com o PJV, esses territórios irão aprimorar seus equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência, oferecendo oportunidades para que esses jovens não entrem para essa triste estatística", disse.
Pedro Luz
Plano Juventude Viva
Plano contempla uma série de ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência
O evento também reuniu representantes da sociedade civil organizada, além de autoridades municipais, estaduais e do Governo Federal, como os ministros da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barros, e dos Esportes, Aldo Rabelo, além da secretária nacional da Juventude, Severine Macedo.

Eixos

No PJV, são apresentados quatro eixos: "Desconstrução da violência", com campanhas, redes e discussões sobre o tema; "Inclusão, emancipação e garantia de direitos"; "Transformação de territórios", disponibilizando mais cultura e lazer; e "Aperfeiçoamento institucional", voltado para o enfrentamento ao racismo e à discriminação.
O Plano Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal, comandado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526

Nenhum comentário:

Postar um comentário