Pedro Luz
Prefeito Luciano Rezende assina a adesão de Vitória ao Plano Juventude Viva
A cidade de Vitória aderiu ao Plano Juventude Viva (PJV), que tem como objetivo o combate à mortalidade de jovens, em especial de negros, por meio de estratégias articuladas entre os poderes municipal, estadual e federal. A solenidade de lançamento e assinatura do pacto aconteceu nesta sexta-feira (2), no Palácio Anchieta, no Centro.
Além de Vitória, outros seis municípios capixabas também aderiram ao plano: Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Linhares e São Mateus. Agora, as cidades envolvidas deverão elaborar o seu próprio Plano Municipal, tendo em vista a realidade local.
O plano contempla uma série de ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência - física e simbólica - a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia.
Expectativa
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância do PJV para o município. "O número de homicídios na capital diminuiu. Contudo, ainda temos muito a avançar, pois a mortalidade entre jovens apresenta índices alarmantes. A implementação do Plano Juventude Viva envolve várias ações integradas que, sem dúvidas, contribuirão para reverter esses números e oferecer à nossa juventude uma maior e melhor expectativa de vida", disse Rezende.
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ressaltou que o PJV prioriza 132 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal. "Em 2010, 70% dos homicídios contra negros concentravam-se nessas cidades prioritárias. Com o PJV, esses territórios irão aprimorar seus equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência, oferecendo oportunidades para que esses jovens não entrem para essa triste estatística", disse.
Pedro Luz
Plano contempla uma série de ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência
O evento também reuniu representantes da sociedade civil organizada, além de autoridades municipais, estaduais e do Governo Federal, como os ministros da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Barros, e dos Esportes, Aldo Rabelo, além da secretária nacional da Juventude, Severine Macedo.
Eixos
No PJV, são apresentados quatro eixos: "Desconstrução da violência", com campanhas, redes e discussões sobre o tema; "Inclusão, emancipação e garantia de direitos"; "Transformação de territórios", disponibilizando mais cultura e lazer; e "Aperfeiçoamento institucional", voltado para o enfrentamento ao racismo e à discriminação.
O Plano Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal, comandado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526
Nenhum comentário:
Postar um comentário