sexta-feira, 9 de maio de 2014

Moradores de Vitóira construíram quase 400 calçadas acessíveis no ano passado


Samira Gasparini
Mulher caminhando na calçada
Calçada Cidadã prevê um piso que garanta percurso livre de obstáculos e garanta segurança aos pedestres
Comprometidos com a cidadania e a acessibilidade em Vitória, 384 moradores construíram suas próprias calçadas em 2013. Sem serem notificados previamente, eles tomaram a atitude e comunicaram à Prefeitura que realizariam a reforma. Então, receberam orientação técnica para fazer o trabalho.
A manutenção e a reforma das calçadas são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. E com o objetivo de padronizá-las, visando à mobilidade e à segurança da cidade, a Prefeitura estabeleceu o projeto Calçada Cidadã.
Ele prevê um piso que garanta percurso livre de obstáculos, de ondulações e de trepidações, que seja acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida (idosos, grávidas e crianças). Outra parte possui piso podotátil para sinalizar às pessoas com deficiência que o local possui postes, hidrantes, árvores, enfim, que não é seguro para caminhar.

Formulário

Para realizar qualquer intervenção e se adequar ao projeto, o dono do imóvel precisa preencher o formulário Comunicação de Obras e entregar o documento ao protocolo do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na rua Vitório Nunes da Motta, 280, Enseada do Suá, das 8 às 17 horas.
Não há pagamento de taxas e o pedido é encaminhado ao setor de fiscalização. Gratuitamente, um técnico do município vai ao local e orienta como a obra precisa ser feita até a sua conclusão. Para obter mais informações sobre o serviço, basta ligar para o telefone 3325-2615.
"O número de comunicados que a Prefeitura recebeu em 2013 mostra a importância do projeto Calçada Cidadã. Com o grande fluxo de pedestres pela cidade, os moradores e a Prefeitura têm o compromisso de promover percursos seguros para todos os pedestres", afirma o subsecretário de Controles Urbanos, Henrique Valentim.

Notificação

Quem estiver com as calçadas esburacadas ou em desacordo com o projeto Calçada Cidadã pode ser notificado. Em 2013, os fiscais intimaram 204 moradores para reformar suas calçadas. Caso não execute a obra, a multa pela infração é de R$ 300,00.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Danielly Campos (dscampos@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1069 / 98818-4497

Nenhum comentário:

Postar um comentário