sábado, 3 de maio de 2014

JUVENTUDE VIVA




No dia 2 de maio foi lançado no Palácio Anchieta o Plano Juventude Viva: PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE NEGRA.

O Plano é uma ação do Governo Federal com parceria do Governo do Estado e sete municípios capixabas onde a violência tem maior destaque- Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Linhares, Guarapari e São Mateus.

Tudo surge em função do fato de que
-OS HOMICÍDIOS SÃO A PRINCIPAL CAUSA DA MORTE DE JOVENS DE 15 A 29 ANOS NO BRASIL E ATINGEM ESPECIALMENTE NEGROS DO SEXO MASCULINO, MORADORES DE PERIFERIAS E ÁREAS METROPOLITANAS. DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE MOSTRAM QUE MAIS DA METADE (52,7%) DAS 52.198 VÍTIMAS DE HOMICÍDIOS EM 2011 ERAM JOVENS, DOS QUAIS  71,5% NEGROS (PRETOS E PARDOS) E 93,04% DO SEXO MASCULINO.

No evento participaram o Governador Casagrande, o Ministro Gilberto Carvalho (da Secretaria Geral da Presidencia da REpública ), a Ministra Luiza Bairros (da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade
Racial ), Severine Macedo (da Secretaria Nacional de Juventude ), o vice governador Givaldo Vieira, a Senadora do PT Ana Rita, o Prefeito de Vitória (Luciano Rezende), o Prefeito de Cariacica (Juninho), a vice Prefeita da
Serra (Laurencia Riani), Secretários de Estado e deputados estaduais.


Eu que frequento profissionalmente o Palácio Anchieta já há mais de 40 anos, nunca vi o Salão com a presença de um número expressivo de negros. Um fato natural, afinal uma solenidade onde a proposta de trabalho que estava sendo pactuada entre Governo Federal, Estadual e sete Municípios, ia de encontro ao interesse do grupo.


A realidade social e economica da comunidade negra é uma maldita herança desde o primeiro desembarque de um africano escravizado no Brasil. Mesmo com a ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO ela continuou e continua para a quase totalidade do grupo até os nossos dias.

Este texto é apenas um registro da solenidade história do dia 2 de maio de 2014 no Palácio Anchieta.
Que a realidade seja outra, mas para isto é preciso enfrentar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário