| ||
Depois de três tardes de discussão em Pré-conferência, os idosos de Viana definiram as prioridades que levarão para a Conferência Municipal, a realizar-se nos próximos meses. A construção de uma sede própria do Centro de Convivência, a criação de uma delegacia especial para o idoso no município, mais atendimento na área da saúde e melhorias nos espaços onde os grupos se reúnem nos bairros são algumas das propostas apresentadas nas reuniões que ocorreram em Vila Bethânia, Canaã e no centro de Viana.
Nesta sexta-feira, a reunião contou com 43 participantes, incluindo representantes da Prefeitura de Viana, do Ministério Público e do Conselho Estadual dos Direitos de Defesa da Pessoa Idosa. O aposentado Antenor Dias, atual mister da Terceira Idade de Viana, é um dos que querem ver construída a sede própria do Centro de Convivência e defendeu a proposta com afinco. “Temos que nos unir para fazer valer o nosso direito”, declarou.
O evento, que teve início na última quarta-feira (07) com o tema “A participação do idoso na transformação social” foi organizado pelo Conselho Municipal do Idoso com o apoio da Prefeitura de Viana.
Na avaliação da secretária executiva dos conselhos de direitos da assistência social, Ranieli Simões Brandão, a pré-conferência conseguiu reunir um bom número de participantes nos três dias de debate e isso foi importante para a indicação das propostas. “Cada uma delas é uma necessidade que os idosos vivenciam e por isso buscam uma solução”, comentou.
Segundo a secretária, a data da Conferência Municipal será definida no próximo dia 20 na reunião extraordinária do conselho. Já as conferências estadual e nacional estão marcadas para 2015. A Conferência Estadual está prevista para ser realizada entre janeiro e maio e a Conferência Nacional de 27 a 29 de julho, com o tema “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”.A pré-conferência foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Viana, Maria da Penha Lourenço, e contou com uma apresentação do funcionamento do Centro de Convivência da Pessoa Idosa do Município, por sua coordenadora Mônica Almeida Helmer, e palestra sobre Orientação para uma Vida Melhor com a representante do Instituto Lar Família Feliz Marilena Nascimento dos Santos. |
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Idosos de Viana definem prioridades para conferência municipal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário