quarta-feira, 7 de maio de 2014

I Workshop Regional do Projeto Biomas Mata Atlântica é realizado no Incaper


06/05/2014 - 17h10min

Incaper
Diversos profissionais reúnem-se para discutir ações para o projeto Biomas
Nesta terça (06) e quarta-feira (07), estão reunidos no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), representantes de diversas instituições que participam do Projeto Biomas Mata Atlântica. Esse projeto é coordenado nacionalmente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa Florestas e tem por objetivo viabilizar soluções que promovam a inserção de árvores nas propriedades rurais.

“O I Workshop do Bioma Mata Atlântica visa apresentar o panorama de desenvolvimento do projeto e as perspectivas para sua execução ao longo deste ano”, informou a bióloga do Incaper e coordenadora do Bioma Mata Atlântica, Fabiana Ruas. Ela também disse que existem 24 subprojetos de pesquisa, os quais também serão apresentados no evento, desenvolvidos na propriedade rural do senhor Silvestre Milanezi, no município de Sooretama, em uma área de 35 hectares totalmente degradados. Dos 24 subprojetos, sete são desenvolvidos por pesquisadores do Incaper.

“É importante ressaltar que, embora a Mata Atlântica esteja presente em diversos estados brasileiros, o Espírito Santo foi o escolhido para a implantação dos projetos de pesquisas. A partir de estudos que serão realizados ao longo de nove anos nessa propriedade rural de Sooretama, serão apresentadas soluções de reflorestamento para o produtor rural, conciliando renda e preservação ambiental”, falou Fabiana.


Panorama inicial do Bioma Mata Atlântica

De acordo com Fabiana Ruas, na área destinada a pesquisas do projeto Bioma Mata Atlântica, já houve um diagnóstico em termos de solo e vegetação. “Com esse levantamento inicial, sabemos quais espécies nativas e exóticas se adaptarão bem ao local”, disse. Ela informou que também houve um estudo socioeconômico para o mercado capixaba em termos de árvores. “Existe a preocupação de aliar a preservação ambiental à geração de renda para o produtor rural”, falou Fabiana.

Ela também disse que uma das lições aprendidas com os primeiros anos do projeto é que é mais vantajoso para o produtor rural não degradar sua propriedade do que investir na recuperação de uma área degradada. “É notável que os custos de recuperação de uma área são muito maiores do que manter a propriedade rural sem degradação. É preciso cultivar sem degragar”, reiterou Fabiana.


Projeto Biomas

O Projeto Biomas é realizado em âmbito nacional e patrocinado pela Vale, Monsanto, Sebrae e John Deere. Estão incluídos nesse projeto os seis biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Pampa, Pantanal, Amazônia e Caatinga. Atualmente, 358 pesquisadores atuam em todos os biomas e existem 330 espécies nativas sendo trabalhadas.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador técnico do projeto Biomas, Gustavo Ribas, o projeto, além de estudar o componente arbóreo e sua inserção na propriedade rural, buscou atender a uma demanda no campo da legislação brasileira. “O debate acerca do Código Florestal motivou o desenvolvimento de pesquisas sobre os limites das áreas de preservação permanentes, reserva legal e sistemas de produção em cada bioma brasileiro, que possuem peculiaridades”, disse Gustavo.

Ele também explicou as diversas vantagens de o produtor introduzir a árvore em sua propriedade. “Há ganhos ambientais, econômicos e sociais. É possível inserir a árvore de diversas maneiras dentro da propriedade, seja nas margens do rio, seja do topo no morro, por meio do consórcio com outras culturas e também para o sombreamento dos animais. Não é preciso excluir a árvore de nenhuma outra atividade realizada dentro da propriedade”, falou Gustavo.

Do ponto de vista dos patrocinadores, à medida que os resultados do projeto estão sendo apresentados, é fortalecida a importância de investimentos na área. “O projeto está mais amadurecido e novas parcerias estão sendo propostas. É um tema de grande importância e que agregou adeptos com certa facilidade”, relatou a integrante da coordenação executiva do Projeto Biomas, Claudia Rabello.


Resultados para os produtores rurais

Os resultados iniciais do projeto Biomas serão apresentados aos produtores rurais em um dia de campo programado para o dia 15 de agosto deste ano. Na ocasião, serão apresentados exemplos reais, na propriedade rural onde é desenvolvido o projeto de pesquisa, de técnicas que o produtor poderá usar para inserir a árvore em sua propriedade. Além disso, serão produzidos livros e artigos a respeito do tema.


Conheça os subprojetos de pesquisa do Bioma Mata Atlântica desenvolvidos no município de Sooretama:

1. Vitrine tecnológica de modelos de recuperação de áreas degradadas - Alexander Resende (Embrapa Agrobiologia).

2. Avaliação do estabelecimento de espécies nativas de uso múltiplo para recomposição de reserva legal - Alexander Resende (Embrapa Agrobiologia).

3. Implantação de bancos de germoplasma de espécies nativas e exóticas para produção de madeira para uso múltiplo – Ananda de Aguiar (Embrapa Florestas).

4. Levantamento e monitoramento de epífitos vasculares em área de floresta e de experimentação – André de Freitas (UFRJ).

5. Plantio de aroeira para produção de frutos em consórcio com maricá e guandu (adubação) – Edinelson Neves (Embrapa Florestas).

6. Plantio de aroeira para produção de frutos em consórcio com maricá e guandu (espaçamento) – Edinelson Neves (Embrapa Florestas).

7. Manejo de plantios de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis em pequenas propriedades rurais visando multiprodutos – Adriano Ribeiro Mendonça (UFES).

8. Sistema agroflorestal - Avaliação da produção de café conilon cultivado em consórcio com seringueira - Lúcio De Muner (Incaper).

9. Densidade de plantio de espécies florestais nativas para fins madeireiros – Deborah Barroso (UENF).

10. Crescimento e qualidade da madeira de vinhático sob diferentes fertilizações de N, P e K – Elzimar Gonçalves (UFES).

11. Seleção de genótipos de aroeira e caracterização fitoquimica de produtos bioativos – Fabiana Ruas (Incaper).

12. Sistemas Agroflorestais (SAF’s) utilizando os cultivos de seringueira, cacau, banana, jequitibá, gonçalo alves e vinhático – César Pereira Teixeira (Incaper).

13. Avaliação da recuperação de área de proteção permanente com palmeiras nativas da Mata Atlântica, no estado do Estado Santo - César Pereira Teixeira (Incaper).

14. Silvicultura de espécies arbóreas da Mata Atlântica com potencial econômico e de restauração ecológica - Pedro Carvalho (Incaper).

15. Avaliação da entomofauna como indicadora de melhoria da qualidade ambiental em uma área em processo de recomposição com sistemas agroflorestais na região da Mata Atlântica do Estado do Espírito Santo – David Martins (Incaper).

16. Estoque de carbono, índice de qualidade e bioatividade da matéria orgânica em solos do Bioma Mata Atlântica – Leonardo Barros Dobbss (UVV).

17. Modelos de restauração ecológica visando o acúmulo eficiente de carbono - Anna Paula Corrêa do Carmo (Fibria).

18. Estudo de eficiência da mata ciliar na redução de sedimentos e nutrientes da enxurrada – Renato Dedecek (Embrapa Florestas).

19. Plantio de espécies florestais nativas em toposequências – Alexandre Uhlmann (Embrapa Florestas).

20. Estrutura etária e crescimento retrospectivo de espécies arbóreas nativas em relação a condições edafoclimáticas: estudos dendrocronológicos – Paulo Cesar Botosso (Embrapa Florestas).

21. Pesquisa diagnóstica em solos e vegetação - Gustavo Curcio (Embrapa Florestas).

22. Frutas, madeira roliça e lenha, associados em ARL – Annete Bonnet (Embrapa Florestas).

23. Aumento da precocidade e produtividade da seringueira pelo uso do gesso agrícola – Luiz Carlos Prezotti (Incaper).

24. Avaliação silvicultural em consórcio em diferentes sistemas de manejos da matocompetição – Guilherme Chaer (CNPAB).


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário