terça-feira, 6 de maio de 2014

EM MUNIZ FREIRE Escola Bráulio Franco Promove Semana De Eventos Dedicada Aos 50 Anos Do Golpe Civil-Militar De 64




Enviado por prefeitura em 08/04/2014 15:37:50 (172 leituras)
O último dia 31 de março marcou os 50 anos do Golpe Civil-Militar que derrubou a democracia e depôs o presidente João Goulart em 1964. Com o apoio de muitos civis, os militares implantaram um regime ditatorial que sufocou a população brasileira em perseguições e torturas, onde tudo era imposto à força e não poderia haver opinião contrária ao regime estabelecido. Milhares de brasileiros foram perseguidos, torturados e mortos pelo regime que durou 21 anos.

Para marcar os 50 anos do golpe, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Bráulio Franco” promoveu durante a última semana uma série de eventos com o objetivo de instruir os alunos sobre o tema e mostrar o quanto é importante valorizar a nossa democracia.

Durante a semana, a escola promoveu na segunda (31) e na quarta (02) palestras para os terceiros anos do turno da manhã, e no turno da noite foi realizada uma palestra na quarta-feira para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Participaram como palestrantes o professor de História da escola, Agenor Favoreto Filho e o historiador Herbert Soares. A semana de eventos foi encerrada na sexta-feira (04) com a participação do cantor Fabiano Afonso Gomes, que apresentou músicas que marcaram a oposição à ditadura, como “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré e “Mosca na Sopa”, de Raul Seixas. Ainda na sexta-feira, a historiadora Ercília Pastore apresentou junto com o grupo “Ratos”, uma peça de teatro sobre a educação durante a ditadura. O evento foi finalizado na Casa da Cultura, onde foi exibido o filme “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias”.

Um painel foi montado na escola com informações da ditadura e sobre o Grupo dos Onze de Muniz Freire, criado meses antes do golpe com o objetivo de defender a democracia e que também foi perseguido pelo regime militar.

Durante o evento ficou a certeza de que os tempos de ditadura no país não devem ser esquecidos justamente para que nunca mais volte a ocorrer. 
















Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo



Nenhum comentário:

Postar um comentário