terça-feira, 6 de maio de 2014

Dezesseis mil devem se vacinar contra a gripe até sexta (9)



A vacinação contra a gripe continua até sexta-feira (9). Em Cachoeiro de Itapemirim, além de disponível em mais de 30 unidades de saúde, a vacina tem sido levada a pontos estratégicos e de grande movimentação. Em busca do público-alvo da campanha, a equipe de imunização da prefeitura percorre hospitais, clínicas, asilos, unidades prisionais e até supermercados e igrejas.
Precisam ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, além da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema prisional. São grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
“Temos trabalhado de forma estratégica para alcançar a meta, que é vacinar 33 mil pessoas. Mas pouco mais da metade foi imunizada. A população precisa estar atenta e fazer a parte dela. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves de gripe, internações ou, até mesmo, óbitos”, alerta a coordenadora municipal de imunização, Marusca Mesquita.
A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.

 
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário