sexta-feira, 9 de maio de 2014

Comunidade de pescadores de Aracruz é a primeira do município a fornecer alimentos para o PAA


07/05/2014 - 11h48min


Rede AF de Aracruz
Lajinha foi a primeira comunidade de Aracruz a realizar entregas para o PAA
O município de Aracruz passou a realizar entregas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A comunidade tradicional de pescadores de Lajinha, com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), iniciou a entrega de alimentos produzidos no local. A primeira entrega contou com a participação de sete famílias e houve um retorno de R$ 2.142 para a comunidade.

De acordo com o chefe do escritório local do Incaper em Aracruz, Luiz Carlos Pereira do Sacramento, a comunidade começou a ser assistida pelo Incaper, por meio do Projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial), o que culminou com a realização da primeira entrega para o PAA em 2014.

“A primeira entrega contou com 599 quilos de alimentos. A produção de alimentos que não era consumida na propriedade passou a ser comercializada, gerando um retorno econômico para as famílias”, comemorou Sacramento. Estão sendo comercializados abacate, jaca, hortelã, laranja, coco seco e verde, laranja lima e seleta, mel e fruta-pão.

Para o presidente da Associação dos Pescadores e Catadores de Caranguejo de Lajinha (Apescal), Elias Nunes de Castro, as entregas têm sido muito boas. “Nossa produção estragava na propriedade. Agora temos um canal de comercialização”, afirmou Elias.

A perspectiva é de diversificar a produção das famílias de Lajinha. “Estamos auxiliando na preparação de um espaço para horta. A proposta é o plantio de hortaliças e outras culturas”, afirmou Sacramento.

Os produtos comercializados pela comunidade de Lajinha para o PAA estão sendo doados para o Lar dos Idosos; Projeto Girassol, no bairro São Marcos; e Recanto Feliz, em Guaraná.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário