quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Gestão compartilhada: uma prática consolidada na Prefeitura de Vitória


Yuri Barichivich
Gabinete Itinerante em Jardim da Penha
O Gabinete Itinerante já realizou seis audiências, promovendo a gestão compartilhada em várias regiões da cidade.
O ano de 2013 já está quase no fim, e, nesses primeiros doze meses de gestão, a Prefeitura de Vitória consolidou uma importante característica: a gestão compartilhada.
Fundamental para a construção de uma cidade que promova a qualidade de vida para todos os seus moradores, este modelo gestor tem objetivado o envolvimento da população nas escolhas das ações da Prefeitura, permitindo a busca pelos problemas reais das comunidades e, paralelamente, as soluções mais efetivas.
“Construir decisões conjuntas, que venham de encontro ao que é melhor para a cidade e para seus cidadãos, é fundamental para alçarmos Vitória ao lugar de destaque que ela merece”, afirma a secretária Municipal de Gestão Estratégica, Lenise Loureiro.
Para implementar e fortalecer esse conceito, o governo se mobilizou em realizar um intenso Planejamento Estratégico. Estruturado em etapas, o planejamento mobilizou servidores e contabilizou centenas de horas trabalhadas.
Foram mais de 200 horas dedicadas à sistematização de ações, 172 horas de planejamento e mais de 140 horas de trabalhos coletivos, totalizando 514 horas de trabalho pela cidade e para a cidade.
E esses trabalhos não se restringem ao âmbito interno. Uma das principais formas de promover a integração entre comunidades e governo tem sido o Gabinete Itinerante, onde o prefeito e toda a sua equipe de secretários debatem diretamente com os moradores os problemas e soluções de cada região.

Gestão sem fronteiras

Desenvolvido ainda no período de transição da administração anterior para a atual, o Gabinete Itinerante já realizou seis audiências, promovendo a gestão compartilhada nos bairros do Centro, Jardim Camburi, São Pedro, Praia do Canto, Grande Goiabeiras e Jardim da Penha.
Imagem divulgação
Gabinete Online
O Gabinete Online permite o diálogo direto entre o cidadão e a administração de Vitória por meio da participação em webconferências.
Além da forma presencial, essa ação também atravessou as fronteiras virtuais da internet. A Prefeitura dialoga diretamente com o cidadão pelas diversas redes sociais, como facebook e twitter, e também por meio do Gabinete Online.
Fazendo do cidadão um cogestor da cidade, o Gabinete Online permite o diálogo direto entre o cidadão e a administração de Vitória, já que é uma ferramenta com a qual todos podem sugerir e votar em melhorias para a cidade. Os moradores acessam o portal da Prefeitura e podem participar por meio de uma conversa on-line no modelo de videoconferência.
Em 2013, ele foi visto 1,5 milhão de vezes nas redes sociais, obteve 20 mil visualizações de seus vídeos e registrou 4 mil visitas ao site nas três edições de suas webconferências. Setenta e quatro propostas foram enviadas por internautas para a administração municipal.
Os temas abordados foram Gestão Compartilhada, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, e novos assuntos estão sendo pautados para o ano que vem.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572

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