terça-feira, 5 de novembro de 2013

Unidade de Saúde de Santa Martha realiza gincana e "Dia D" contra a dengue - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Mulher, agente sanitária, colocando remédio em caixa d´água
"Dia D" terá ações para eliminar os possíveis focos do mosquito transmissor da dengue
Para envolver toda a comunidade nas ações de prevenção àdengue, a Unidade de Saúde de Santa Martha está realizando a 3ª Gincana de Combate à Dengue. Participarão das atividades os profissionais da unidade e as comunidades dos bairros Santa Martha e Joana D'arc. As tarefas da gincana já estão acontecendo, mas o "Dia D" será em 23 de novembro (sábado), com vasta programação no local.
A gincana, realizada em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Educação (Seme), Segurança Urbana (Semsu) e Serviços (Semse), conta com várias tarefas programadas: recolhimento de brinquedos velhos ou quebrados, que serão consertados pelos idosos do projeto Cuca Fresca; arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas novas e usadas, que serão  distribuídos a pessoas carentes; oficina de material reciclável com o tema "O lixo pode ser um luxo"; campanha do "bota-fora" para limpeza dos quintais e terrenos baldios dos bairros; além de atividades relâmpago que serão anunciadas no Dia D.
De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue) estão dentro das residências. Portanto, a mobilização e participação da população nos cuidados com suas casas e quintais são de extrema importância no combate à dengue.
O que a população deve fazer:
  • Não deixar água acumulada em pneus e garrafas. Esses objetos devem ser armazenados em locais cobertos e as garrafas sempre de cabeça para baixo.
  • Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água nas calhas da residência.
  • Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas para evitar acúmulo de água.
  • Caixas d'água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água.
  • As vasilhas utilizadas para acondicionar água e alimentos para animais devem ser limpas diariamente.
  • As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.
  • Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.
  • Manter o quintal livre de folhas e de qualquer outro objeto que possa acumular água.
  • Se houver alguma situação propícia para a dengue que o morador não possa resolver, ele deve ligar para o Fala Vitória 156 e registrá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário