Depois do Outubro Rosa, considerado o maior movimento mundial na luta contra o câncer de mama, este mês é dedicado aos homens. Nesse período, é realizado o Novembro Azul, campanha internacional que visa a conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de tumor é o mais incidente entre os homens no País. Na Região Sudeste, uma a cada três pessoas do sexo masculino com idades entre 60 e 69 anos é acometida pela doença, e o preconceito ainda prejudica o diagnóstico precoce – 68% dos homens entre 40 e 70 anos não fazem o exame de próstata.
Para orientar a população sobre o assunto, o Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, preparou ações especiais. Nesta quinta-feira (7) e no próximo dia 21, haverá o “Teatro no sinal”, em que artistas do grupo Humanizarte se apresentarão nos semáforos em frente ao Shopping Vitória e à Assembleia Legislativa, das 11 às 13 horas.
Com as mensagens “Atenção”, “Pare” e “Siga”, os atores usarão elementos circenses para chamar a atenção de motoristas e pedestres. O grupo passará dicas de hábitos saudáveis e irá orientar os homens sobre fatores de risco e prevenção.
O Neon e a Santa Casa também vão realizar palestras em empresas e distribuirão panfletos informativos sobre a doença.
A oncologista do Neon Kítia Perciano afirmou que é essencial a pessoa manter hábitos saudáveis para a prevenção do câncer. “É muito importante ter uma alimentação balanceada, combater a obesidade e praticar exercícios físicos”, orientou.
Kítia ressaltou que o homem deve manter em dia as consultas com o urologista, que irá avaliar a necessidade dos exames de toque e de dosagem do PSA (substância produzida pelas células da próstata). “O câncer de próstata cresce lentamente e não tem sintomas quando está em estágio inicial. Por isso, os exames são muito importantes, pois contribuem para o diagnóstico precoce do tumor”, destacou a oncologista.
Vera Caser Comunicação
3345-0082 / 3084-8138 / 9873-8756
Nenhum comentário:
Postar um comentário