Objetivo é impedir lançamento de resíduos em áreas irregulares
Jovana Mazioli Saccani
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma), vai intensificar a fiscalização nas empresas geradoras de resíduos da construção civil e nos responsáveis pelo transporte destes detritos, conhecidos como “caçambeiros”. O objetivo é o de impedir o lançamento de resíduos em áreas irregulares do município.
Marcos Ribeiro/PMSJoão Nardoto disse que vai intensificar fiscalização de empresas da Serra
Esta foi uma das ações destacadas na tarde desta quarta-feira (27) pelo secretário de Meio Ambiente, João Ismael Ortulane Nardoto, durante a sua apresentação do Plano de Metas da Semma, ocorrido na Câmara Municipal de Vereadores, em Serra Sede.
“O lançamento de resíduos em locais inadequados no município, principalmente os da construção civil, é um dos grandes desafios da Semma. Na quinta-feira (28) teremos uma reunião com o Ministério Público (MP) para avaliar o cumprimento do termo de compromisso ambiental firmado entre a Prefeitura e o MT sobre este tema. Vamos aumentar a fiscalização nas empresas e nos responsáveis pelo transporte dos resíduos. Mas manter a cidade limpa é uma responsabilidade não só do Poder Público, mas também das empresas e da sociedade de maneira geral”, destacou João Nardoto.
A Serra possui duas empresas licenciadas para receber os resíduos da construção civil: a Marca Ambiental, localizado na divisa da Serra com Cariacica; e a Ureserra, na Rodovia do Contorno, na Serra. Outros desafios da Secretaria de Meio Ambiente, segundo João Nardoto, são a invasão de área de preservação; poluição de corpos d’água e o desmatamento de área verde no município.
Marcos Ribeiro/PMSApresentação do Plano de Metas foi na Câmara Municipal
Qualidade ambiental
O secretário iniciou a sua apresentação na Câmara Municipal falando dos objetivos da Semma, criada em 1993 pela Lei 1681/1993, que é o de proteção, recuperação e dar mais qualidade ambiental ao município da Serra.
“Nós temos que fomentar, elaborar e executar projetos para controle ambiental, fiscalizar, orientar e avaliar o meio ambiente do município, entre outras atribuições. Temos que cuidar do solo, ar é água. É um trabalho extenso, que pode ser melhor desenvolvido se as ações forem realizadas de forma integrada entre o poder Público e a sociedade”, considerou o secretário.
No Plano de Metas da Semma também constam a revisão e aprovação de projetos ambientais; controle das invasões; fomentar novas e também manter as áreas verdes com interação da comunidade; cuidar e realizar projetos em unidades de conservação da Serra; estabelecer políticas públicas de proteção de recursos naturais, visando a realidade ambiental do município, entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário